Cursos on-line lideram consumo de conteúdo, diz Sebrae

Pesquisa aponta que, entre professores e gestores de educação empreendedora, o consumo de qualificações neste período de isolamento está em primeiro lugar

por Juliana Mamede qui, 09/04/2020 - 16:28
Pixabay . Pixabay

Uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) junto a professores e gestores em educação empreendedora mostrou que, nesse período de distanciamento social, os cursos on-line estão sendo o conteúdo mais predominante (47%), ultrapassando as notícias (38%).

O levantamento teve o intuito de encontrar as adversidades pelas quais esses profissionais estão passando e quais as melhores formas para interagir neste período de pandemia com eles. O e-mail é o canal mais popular de acesso a materiais de capaitação liberados pelo Sebrae, com 52%; depois vem o celular (WhatsApp), com 34%; e as redes sociais, com 12%, segundo os entrevistados.

Os assuntos mais relevantes são educação empreendedora, finanças, inovação, marketing e gestão. O gerente de cultura empreendedora do Sebrae, Gustavo Cezário, fala que nesta fase de educação a distância, o professor tem um papel importante de direcionamento desse aprendizado e, nessa perspectiva, o objetivo do levantamento foi colaborar para capacitar os instrumentos de ensino oferecidos a esse público.

“Queremos validar novos canais como webinar e lives pelas redes sociais e entender quem acessa nosso portal e seus hábitos”, diz o gerente. “Para se ter uma ideia sobre o volume de procura registrado pelo Sebrae sobre os conteúdos de qualificação nesse período, basta dizer que nos últimos dias tivemos mais de 1.700 matrículas do EAD da Educação Empreendedora”, finaliza ele.

A pesquisa feita pelo Sebrae evidencia que quase 49% dos entrevistados têm interesse em receber materiais diariamente ou de dois em dois dias. Além disso, a pesquisa identificou que as formas mais indicadas para o Sebrae liberar os materiais de empreendedorismo são as plataformas de EaD (64,9%) e vídeos (58,8%).

A pesquisa mostrou também a disponibilidade de 62% dos entrevistados para fazerem parte de grupos de discussão a distância. “Vale destacar que as iniciativas do Sebrae são oferecidas a partir de análises técnicas e de pesquisas junto ao público-alvo, o que garante mais qualidade e eficácia no que é entregue para a sociedade”, diz a instituição.

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