Prouni e Fies aceitarão notas do Enem Seriado

No caso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a adesão dependerá de cada instituição de ensino

por Lara Tôrres seg, 11/05/2020 - 21:45
ábio Rodrigues Pozzebom . ábio Rodrigues Pozzebom

Na tarde desta segunda-feira (11), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, concedeu uma entrevista ao vivo ao LeiaJá sobre o Enem. Nela, Lopes também declarou que o Enem Seriado, nova modalidade de acesso ao ensino superior a ser implementada pelo Ministério da Educação (MEC) a partir do próximo ano, terá sua nota aceita em programas de acesso à universidade do governo federal. 

“O Enem Seriado será utilizado para Prouni e Fies com um percentual de vagas que será definido futuramente. Em relação ao Sisu, as universidades públicas têm autonomia, então a gente não pode obrigar a universidade pública a aceitar o Enem Seriado”, disse ele. 

Apesar da decisão caber unicamente às universidades e institutos federais, Alexandre se mostrou otimista e disse acreditar que, assim como ocorreu com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o tempo as instituições vão aderir ao Enem Seriado. 

“O que nós entendemos é que eles vão aceitar o Enem Seriado assim como no passado gradativamente as universidades começaram a aceitar o Enem como prova de acesso. Eu acredito que eles irão sim aceitar o Enem seriado como prova de acesso, às universidades e institutos federais, mas aí depende da decisão de cada universidade”, disse o presidente do Inep. 

Embed:

LeiaJá também

--> Enem: veja a live do LeiaJá com o presidente do Inep

--> Presidente do Inep propõe 100% de vagas para cotas

--> Enem tem 820 mil inscritos nas primeiras 6 horas

--> "Enem só será feito em segurança", diz presidente do Inep

--> Inep: “Adiar a prova um mês é o suficiente?”

COMENTÁRIOS dos leitores