USP divulga quantidade de vagas no vestibular 2021

Do total de novas oportunidades, 50% de cada curso de graduação e turno estão reservadas para candidatos egressos de escolas públicas (EP)

por Camilla de Assis qui, 25/06/2020 - 10:43

O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou, na última terça-feira (23), a tabela de vagas dos cursos de graduação da USP para o vestibular de 2021. No próximo ano, serão oferecidas 11.147 vagas, das quais 8.242 destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest e 2.905 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), destinadas aos candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Das oportunidades oferecidas, 50% das vagas de cada curso de graduação e turno estão reservadas para candidatos egressos de escolas públicas (EP). Nesse porcentual  também incide reserva de vagas para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI).

Do total de 8.242 vagas oferecidas pela Fuvest este ano, 4.945 serão reservadas para candidatos na modalidade ampla concorrência; 2.144 vagas para candidatos EP; e 1.153 para EP/PPI. Já para a seleção do Sisu serão destinadas 2.905 vagas, sendo 616 serão para ampla concorrência; 1.262 para estudantes EP e 1.027 para estudantes EP/PPI.

Novos cursos - No próximo ano, os candidatos poderão concorrer às oportunidades para o curso de Bacharelado em Ciência de Dados do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), no campus da USP em São Carlos. Ao total, serão oferecidas 20 vagas oriundas dos Bacharelados em Ciências de Computação e em Matemática. O curso será em período integral e terá duração de quatro anos.

Os candidatos ao vestibular 2021 também poderão concorrer à habilitação em Engenharia Nuclear, , a ser oferecida como opção de composição dos cursos de Engenharia de Materiais e Engenharia Metalúrgica, oferecidos pela Escola Politécnica (Poli).

Serão oferecidas 10 oportunidades para essa nova habilitação, queserá ministrada em período integral e com duração de cinco anos. As novas vagas são decorrentes de remanejamento interno nos cursos da Escola.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

COMENTÁRIOS dos leitores