Com datas confirmadas, o que e como estudar para o Enem?

Professores revelaram assuntos e dicas que merecem a atenção dos candidatos

por Ruan Reis qua, 08/07/2020 - 19:15
Freepik . Freepik

A edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, bateu um quantitativo de 5,8 milhões de inscritos, resultando em um aumento de 13,5% em relação ao ano anterior, conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entidade responsável pela organização do processo seletivo. Mesmo trazendo algumas novidades como o Enem digital, o Exame também foi alvo de muitas polêmicas quanto ao prazo de inscrição, data da aplicação da prova, entre outras.

O Ministério da Educação (MEC) resolveu realizar uma enquete com os inscritos e, mesmo com as diversas incertezas, os candidatos optaram pela realização da prova no mês de maio, porém, nesta quarta-feira (8), a pasta anunciou que, nesta edição, o Enem será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro (Enem impresso) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (Enem Digital).

Como organizar os estudos para o Enem?

Agora que a data já foi divulgada, cabe ao estudante manter firme a preparação. Para isso, Marlyo Ferreira, professor de história, concede algumas dicas de estudos e alerta que neste período de isolamento social, estudar pela internet pode ajudar como também atrapalhar se o estudante não estiver focado.

“Como os alunos estão em casa, sabemos que é um pouco complicado focar nos estudos porque embora a internet possa ajudar bastante, ela também pode atrapalhar, por isso é bom se organizar. Seria interessante para o aluno tentar estudar dois conteúdos por dia, começando pelo que não gosta e depois partindo para o que tem mais afinidade. Quantos aos exercícios, é bom começar pelas questões difíceis e não pelas fáceis, porque o aluno estará com o cérebro mais descansado, conseguindo assim focar melhor nas alternativas que vão demandar um esforço maior”, explica.

Em entrevista ao LeiaJá, Márcia Monteiro, psicóloga e coordenadora do curso de pedagogia da UNINABUCO - Centro Universitário Joaquim Nabuco, orienta os candidatos ao Enem não perder tempo neste período de isolamento social e sim aproveitar para focar ainda mais nos estudos. Ela concede algumas dicas de organização de estudo: “Primeiro, realize a confecção de um planner (cronograma) para otimizar seus horários, procure acordar cedo, organize um local para realizar seus estudos, coloque tudo próximo a você como água, livros, canetas, lápis, borracha e etc. Segundo, organize e distribua as matérias de acordo com o grau de afinidade. Terceiro, procure um ambiente claro, sem muitas interferências externas”, aconselha a pedagoga.

Para Tatyanna Manhães, docente em língua portuguesa, planejar no fim do mês os conteúdos que precisam ser estudados no mês seguinte, é uma ótima ideia para se organizar. “Vale considerar replanejar os estudos toda semana. Não ficar com dúvida em nenhuma matéria e buscar sempre saber mais do que o básico”, aconselha.

Como e o que estudar para o Enem nos próximos meses?

Para ajudar os estudantes que desejam a tão sonhada aprovação no Enem, o LeiaJá, em parceria com o projeto Vai Cair No Enem (@vaicairnoenem), reuniu uma equipe de professores capacitados para indicar os assuntos que os alunos devem estudar nos próximos meses em cada disciplina. Equipe de professores: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Eduardo da Silva, Tatyanna Manhães, Fred Fonseca e Marlec Chiareli; Matemática e suas Tecnologias - Yago Henrique; Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Hugo Souza (física), Danylla Teles (química) e André Luiz (biologia). Ciências Humanas e suas Tecnologias - Cristiane Pantoja (filosofia e sociologia), Filipe Melo (geografia) e Marlyo Ferreira (história).

Confira os assuntos indicados pelos docentes:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Língua portuguesa:

1. Figuras e Funções da Linguagem além de Interpretação de Textos

2. Noções básicas de compreensão textual, recursos estilísticos e efeitos expressivos.

3. Identificação e características: artigo, substantivo, pronomes e verbos

4. Função sintática I, identificação e classificação entre frase, oração e período e identificação e classificações de: sujeito e predicado.

5. Funções Sintáticas II, identificação e classificação entre: complementos verbais, adjunto adverbial e agente da passiva, complemento nominal e adjunto nominal, aposto e vocativo.

6. Orações: orações coordenadas e subordinadas

7. Pontuação: fundamentos

“Para estudar esses assuntos, o aluno pode usar uma gramática ou apostilas, além de assistir a vídeos no YouTube. Fora que é muito importante começar a praticar em cima de textos curtos ou tirinhas e fazer exercícios. Para aprender mais sobre crase, vale também fazer leitura atenta de textos e tentar justificá-los. Um mês antes da prova, os candidatos podem fazer uma revisão dos pontos em que terá maior dificuldade”, pontua Tatyanna Manhães.

Literatura:

1. conceito de arte e literatura

2. mimese e catarse

3. funções da linguagem literária, como poética, emotiva e metalinguística

4. gêneros literários: características e tipos de poesia, tipos de texto épico-narrativo e seus elementos e o texto teatral, origens, tipos e características

5. arte moderna e contemporânea: contexto histórico, as três gerações, as tendências contemporâneas (concretismo, tropicalismo, poesia marginal, entre outros)

“Vale lembrar que é sempre bom observar datas comemorativas. Por exemplo, Clarice Lispector completaria cem anos em 2020, e a diretora do filme ‘A hora da estrela’, último livro da autora, faleceu há uns dias. Além dela, Machado de Assis está ganhando visibilidade com a obra ‘Memórias póstumas de Brás cubas’ nos EUA. Focar em conhecer os clássicos, se não livros, pelo menos bons resumos. Nessa pandemia, assistir algumas produções audiovisual e ler um pouco sobre as obras, devido às adaptações, também é uma ótima ideia”, alerta Eduardo da Silva, professor especialista em literatura.

Língua Estrangeira:

Inglês:

1. gramática

2. vocabulário

3. cultura

4. gêneros textuais

“São quatro competências para língua estrangeira. É preciso, por mês, ler um texto e identificar a que gênero ele pertence, qual a gramática envolvida em sua construção, verificar o vocabulário envolvido e pensar sobre a temática (se ela é um traço cultural de alguma sociedade específica ou se ela é uma temática global). Esse processo não é estanque, ele acontece à medida em que o estudo é feito, se feito da forma citada”, esclarece Fred Fonseca.

Espanhol:

1. heterosemânticos (os famosos "falsos amigos" ou "falsos cognatos")

2. conjunciones

3. advérbios

4. preposiciones

5. acentuação com foco na questão diacrítica (diferencial)

“Além de observar essas habilidades, o estudante deve ler sobre atualidades, já que é uma tendência das provas de espanhol colocar textos com observações atuais, do cotidiano. Além disso, vale observar a perspectiva do vocabulário no uso de heterosemânticos, já que existe a falsa ideia de achar que espanhol e português são idiomas 'iguais'. Focar também nos conectores textuais, como 'conjunciones' e 'preposiciones', pois são eles que dão coesão a um texto. Do mais, é importante ler também um pouco sobre questões culturais e composicionais do mundo hispânico, como danças, ritmos, personalidades, questões geográficas e históricas”, explica o professor de espanhol Marlec Chiareli.

Matemática e suas Tecnologias:

1. probabilidade

2. análise combinatória

3. proporcionalidade

4. aritmética dos inteiros

5. funções

6. logaritmo

“Cumprido o cronograma, o ideal é pegar o tempo restante para revisar os conteúdos e resolver questões das últimas três edições, que em matemática, pelo menos são as mais parecidas dentre os últimos anos. Diante da nossa situação de ensino a distância, meu conselho é assistir vídeos não muito longos, seguido de uma resolução de exercícios para fixação. Por exemplo, um vídeo de teoria e exercícios de função afim, seguido de algumas questões após isso. Por fim, um período de descanso para a próxima disciplina”, fala Yago Henrique.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

Química:

1. estados físicos: propriedades, estados físicos e mudanças de estado dos materiais. Substâncias químicas. classificação e características gerais.

2. separação de misturas: misturas, classificação, gráficos de mudanças de estado e métodos de separação.

3. modelos atômicos: modelo corpuscular da matéria; modelo atômico de dalton; modelos atômicos de thomson, rutherford e rutherford-bohr; átomos e sua estrutura; elementos químicos, símbolos, isótopos, isóbaros e isótonos; número atômico e número de massa.

4. ligações químicas: ligação química; estudo das ligações iônica, covalente e metálica. polaridade das moléculas, geometria molecular e forças moleculares.

5. cálculo estequiométrico: aspectos quantitativos das transformações químicas; fórmulas químicas; balanceamento de equações químicas; reações químicas; leis ponderais; cálculos estequiométricos.

6. funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos; fórmulas, classificação, propriedades e nomenclatura das funções inorgânicas; principais propriedades de ácidos e bases.

7. química orgânica: nomenclatura, funções orgânicas, reações, isomeria.

“Considerando ainda os meses de preparação até a prova, o estudante precisa focar nos principais assuntos cobrados no Enem. Começando pelos assuntos básicos, mas que sempre estão presentes em algumas questões; separação de misturas é ideal para iniciar os estudos. Analisando bem a história evolutiva de modelos atômicos e como os elementos reagem entre si, o estudante precisa ficar atento a questões que envolvam fórmulas e cálculos químicos. E como se faz muito presente nas questões, a química orgânica é vista nos meses próximos a prova, diminuindo o risco de esquecimento e garantindo o acerto. Estudem todos os assuntos apenas se houver tempo”, aconselha Danylla Teles.

Física:

1. eletrodinâmica

2. ondulatória

“É importante que o estudante consiga se planejar para ter entre um a dois meses de revisão dos conteúdos mais importância para a prova, bem como se preparar através de simulados periodicamente, já que os simulados funcionam como um ótimo termômetro para avaliar o andamento dos conteúdos”, explica o professor Hugo Souza.

Biologia:

1. origem da vida.

2. bioquímica.

3. citologia; histologia e embriologia.

4. fisiologia; taxonomia; seres vivos e programa de saúde.

5. ecologia.

6. biotecnologia; genética e evolução.

“A partir de meados de dezembro, o estudante deve fazer revisões de teoria e questões. Para se sair bem na prova, os candidatos podem estudar esses assuntos em um ambiente claro e silencioso. Além disso, focar sua atenção nos estudos e não no celular ou em outros objetos que tire sua atenção”, alerta o professor André Luiz.

Ciências Humanas e suas Tecnologias:

História:

1. Primeiro e segundo reinado

2. Era vargas

3. período contemporâneo: primeira e segunda guerra mundial

“As pessoas que não estavam acompanhando os estudos muito bem podem começar a revisar os assuntos que têm sido vistos nos cursinhos ou nas escolas. Nos últimos meses para a prova, a dica é tentar revisar tudo o que foi visto, focando nos assuntos mais importantes para a prova. Não deixe para estudar na última hora, organize seu tempo de estudo e faça revisões”, aconselha Marlyo Ferreira.

Geografia:

1. introdução a geografia

2. geologia

3. cartografia

4. geomorfologia

5. geografia humana

“Mesmo tendo alguns meses a mais, aconselho não ter um relaxamento nos estudos. A dica que dou aos estudantes é manter um horário de estudo e colocar um tempo para descanso que é muito importante, utilizar mapas mentais para facilitar ou ir testando métodos de estudo que facilitem o aprendizado, já que cada um é diferente do outro”, explica Filipe Melo.

Filosofia:

1. teóricos da filosofia moderna como Immanuel Kant, Hegel e outros

2. fenomenologia de Husserl

3. pragmatismo e neopragmatismo

4. teoria crítica

“Eu oriento que se o aluno até agora já estudou toda filosofia medieval, já está pronto para dar continuidade a esses outros assuntos. Até a prova, os estudantes pode revisar através de resoluções de questões e se atentar aos assuntos que errou para poder revisar. Aconselho a estudar por mais de uma fonte e os livros que pegarem sejam o mais atualizados”, alerta Cristiane Pantoja.

Sociologia:

1. poder, política e estado

2. direito, cidadania e movimentos sociais

3. cultura e ideologia

4. mudança social do século XX até os dias atuais

“Até a prova, também aconselho os estudantes a fazerem fichas de exercícios, pois é uma atividade prática no qual vai fazer com que o aluno relembre o assunto e ao mesmo tempo coloque seus conhecimentos em análise. Os assuntos que errar, ele deve dar uma revisada”, conclui Pantoja.

COMENTÁRIOS dos leitores