Ação 'Costurando a Paz' estimula costureiras na pandemia

As trabalhadoras produzirão cerca de 80 mil máscaras e serão remuneradas com uma porcentagem baseada na produção

por Thalía Araújo qua, 15/07/2020 - 16:33

A Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) do Pará, em parceria com a Fábrica Esperança, promoverá a ação “Costurando a Paz” nos dias 16 e 20 de julho. A iniciativa tem como objetivo a capacitação de costureiras que residem nos bairros atendidos pelo programa Territórios Pela Paz (TerPaz).

No total, 45 costureiras irão produzir cerca de 80 mil máscaras - contra a contaminação da Covid-19 - para os moradores dos bairros do Guamá, Terra Firme, Jurunas, Cabanagem, Benguí, Icuí-Guajará e Nova União. Cada costureira ganhará uma porcentagem em cima das máscaras produzidas.

O projeto é mais uma ação do Governo do Estado no combate à pandemia da Covid-19 e uma forma de estimular a economia local, uma vez que as empreendedoras também tiveram prejuízo financeiro com o cenário de distanciamento social. A capacitação está sendo realizada em dias alternados e em dois turnos, para evitar aglomeração, bem como foram adotadas medidas de segurança como a medição de temperatura, o uso obrigatório de máscaras e o álcool em gel.

Embed:

Delma Coelho, coordenadora da ação Costurando a Paz da Seac, ressalta que as atividades fortalecem a economia e contribuem nos cuidados com a saúde. “Queremos fomentar o empreendedorismo nos sete territórios da paz através da fabricação de máscaras. As costureiras que foram selecionadas perderam o emprego e sua fonte de renda, e isso acaba dando um incentivo a elas, mesmo com a Covid-19”, declarou a coordenadora.

Para a costureira Rúbia Tavares, de 39 anos, essa oportunidade chegou na hora certa. “Eu me sinto útil porque, além de estar trabalhando para nós mesmas, vamos poder ajudar outras pessoas que não têm condições de fazer ou comprar uma máscara”, disse. “Fomos bem recebidas aqui, estamos amando todas as orientações para a produção das máscaras", acrescentou Eurídice Oliveira, costureira e moradora do bairro do Benguí.

Serviço

Data/Hora: Dias 16 e 20 de julho de 2020. Das 9h às 10h e das 15h às 16h.

Local: sede da Fábrica Esperança, na Rua Antônio Barreto, 1595, no bairro do Umarizal, Belém.

LeiaJá também

--> Pesquisa revela dados das ações de retomada das empresas

--> Conheça as profissões que se destacaram na pandemia

COMENTÁRIOS dos leitores