Alepe aprova lei que garante gratuidade aos alunos da UPE

'É um momento histórico para a nossa instituição', comemorou o reitor Pedro Falcão

por Ruan Reis sex, 24/07/2020 - 16:36
Líbia Florentino/LeiaJáImagens/Arquivo . Líbia Florentino/LeiaJáImagens/Arquivo

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, nessa quinta-feira (27), em primeira discussão, o projeto de lei que garante gratuidade na Universidade de Pernambuco (UPE) em cursos de graduação e pós-graduação. A votação ainda seguirá para um segundo turno que está previsto para o dia 30 de julho. D

esde sua fundação, a UPE cobrava taxas dos seus alunos. As mensalidades variavam entre R$ 27 e R$ 110. Cerca de 55% do alunos da instituição pagavam algum valor.

Com a lei aprovada, o benefício da gratuidade se torna permanente e não poderá ser cancelado por outros governos. A instituição informa que, seguindo os trâmites legais, assim que houver a votação nos dois turnos, a matéria segue para sanção do governador Paulo Câmara (PSB).

“É um momento histórico para a nossa instituição. Gostaria de agradecer ao governo e a assembleia por reconhecer a nossa luta em prol da valorização, consolidação e garantia de acesso ao ensino superior de qualidade. Estamos de parabéns por mais essa conquista”, destacou, por meio de nota, o reitor da UPE Pedro Falcão.

COMENTÁRIOS dos leitores