Jovem cria paródias para ajudar estudantes com o Enem

Os vídeos são publicados todas às segundas-feiras no YouTube

por Aurilene Cândida qui, 20/08/2020 - 14:28
Reprodução/YouTube Júlia Lima, 18 anos, cria as paródias com o intuito de ajudar os alunos Reprodução/YouTube

Apaixonada por música desde criança, Júlia Lima, 18 anos, criou um canal no YouTube em que produz conteúdos educacionais em formato de paródia. A jovem espera com essa iniciativa absorver melhor conteúdos que são cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de ajudar os alunos que também estão se preparando para o Exame. 

Os vídeos são adicionados no YouTube todas às segundas-feiras. Até o momento, o canal conta com oito paródias publicadas, com até 1,3 mil visualizações cada. Há paródias que abordam conteúdos das disciplinas de literatura, biologia, filosofia, história, entre outros. Sobre o tempo de produção das paródias, Júlia relatou que depende de como está a criatividade no dia. “Já fiz uma paródia em cerca de 20 minutos, enquanto outra foi em torno de uma hora”, disse.

Para a docente de história Verônica Paz, as paródias contribuem bastante no momento dos estudos. “Na medida em que você canta a paródia que contém informações sobre conteúdos educacionais a memorização é bem mais rápida do que por meio de palavras e frases. O ritmo da música ajuda o estudante a memorizar os assuntos com mais rapidez, do que por meio de uma conversa como é a questão da sala de aula, principalmente na disciplina de história”, comentou. 

Já para o professor de química Valter Junior, “associar o conteúdo que para alguns expressa imensa dificuldade como química, matemática e física a uma música do momento ou dentro do gosto musical do aluno, além de trazer prazer, traz também a fixação quase que imediata por conta da associação ritmo, letra e conteúdo. A música já estava marcada previamente, e ao associar o conteúdo à melodia, traz comprovadamente uma junção eficaz e assimilação construtiva e duradoura”, disse.

“Nesse período de pandemia algo que comprometeu bastante foram os estudos, então tive a ideia de criar o canal por ser uma forma leve e descontraída de levar o conteúdo para aquelas pessoas que, de repente,  não estão tendo acesso às aulas ou até estão, mas para dar uma facilitada, pois, através da paródia, acredito, que as pessoas irão absorver os conteúdos mais rápido e fácil. Além de ser uma maneira de lembrar dos assuntos”, comentou Júlia, ao LeiaJá. 

O professor de humanidades Mardock analisou que “desde os primeiros aglomerados humanos possuímos registros de mecanismos utilizados para o aprendizado humano. As primeiras Civilizações Orientais com a sua compreensão mítica haviam emoldurado o saber. Mas com os gregos antigos, encontramos o teatro, como mecanismos dirigido não apenas para a formação, mas também para o trato de alunos com perfil difícil. E assim destacamos todos os demais períodos. Hoje, diante de todo o avanço tecnológico e no cenário emblemático que vivemos, a criatividade desenvolve outra ferramenta que faz uso de um arremedo jocoso para facilitar o aprendizado”, comentou.

O docente ainda acrescentou que música pode cativar até os estudantes mais rígidos quanto à metodologia. “A paródia conquista os mais sisudos pela forma leve e descontraída de explicar os mais variados conceitos e fórmulas, levando informação aos estudantes. Portanto, seguindo a evolução das sociedades humanas estamos diante  de mais um artifício, eficiente, que deve ser utilizado para a conquista de uma vaga na Universidade”, finalizou Mardock. 

A estudantes responsável pela criação da paródias  comentou que a iniciativa irá servir como estímulo para estudar, pois precisa ter um domínio do conteúdo para produzir a paródia. Além disso, ajuda as outras pessoas, motivo principal pelo qual publica os vídeos. A jovem concluiu o ensino médio em 2019 e tem o objetivo de ser aprovada no Enem para tentar uma vaga no curso de medicina. 

As provas do Enem estão  marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Veja, abaixo, um paródia da estudante no canal do youtube.com/vaicairnoenem.

COMENTÁRIOS dos leitores