UFPE: alunos reclamam que aulas on-line têm poucas vagas

Problemas foram relatados no Twitter, nesta quarta-feira (19)

por Ruan Reis qui, 20/08/2020 - 07:04

No Twitter, vários alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) alegaram, nesta quarta-feira (19), que não estavam conseguindo se matricular nas disciplinas, agora ministradas de forma remota, por falta de vagas. Segundo os estudantes, a instituição de ensino está ofertando poucas vagas para turmas com grande número de alunos.

“Após 5 meses de espera a UFPE deixa de fora das aulas on-line, por FALTA DE VAGAS, isso mesmo, falta de vagas em aulas on-line, boa parte do corpo discente. É inacreditável e inaceitável”, reclamou um internauta. “Mais de 25 pessoas da minha sala não conseguiram vagas em NENHUMA disciplina, vocês acham isso normal? Se o ensino remoto da UFPE é para todos, não sei o que é para ninguém”, escreveu outro.

As informações, rapidamente, circularam na internet e a hashtag 'UFPE' estava nos assuntos mais comentados no Twitter. Assim como em outras instituições de ensino, a UFPE teve suas atividades presenciais paralisadas em virtude do novo coronavírus. Agora, de forma remota, a Universidade passou a oferecer ensino remoto.

Posicionamento

Em comunicado enviado ao LeiaJá, a Universidade Federal de Pernambuco se posicionou sobre as reclamações, mas não esclareceu se há um número de vagas inferior à quantidade de alunos interessados. A entidade também não detalhou os atuais números de matrículas e vagas disponíveis do período complementar. Confira, a seguir, o texto na íntegra:

Os Estudos Continuados Emergenciais formam um conjunto de medidas e estratégias educacionais excepcionais e temporárias para as atividades de ensino de graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), construídos de maneira dialogada com a comunidade acadêmica. Em relação à organização acadêmico-administrativa, a proposta geral para o Calendário Suplementar (2020.3), indica momentos importantes para os/as estudantes e para as coordenações de cursos quanto ao período de matrícula:

• 08 a 14/08/2020 - Solicitação de matrícula, através do Sig@, pelos estudantes;

• 15 a 18/08/2020 - Período de Ajustes Iniciais de oferta 2020.3 pelas Coordenações de Curso e de Área;

• 17 a 20/08/2020 - Período para concessão e solicitação de vagas pelas Coordenações de Curso e de Área para 2020.3;

• 19 a 24/08/2020 - Período para Complementação de matrícula pelos estudantes que já solicitaram matrícula entre 08 a 14/08/2020; 25 a 26/8/2020 - Ajustes finais pela coordenação de curso e de área.

O Semestre Suplementar (2020.3) contou com uma oferta de 2.259 disciplinas (através dos Estudos Continuados Emergenciais) distribuídas em 2.937 turmas e um total de 1.906 docentes.

Neste Período de Complemento de Matrícula, de 19 a 24 de agosto de 2020, a UFPE dispõe de 1.883 turmas que possuem vagas abertas para solicitação dos/as estudantes. Este período é importante para ampliação da divulgação das disciplinas que possuem vagas para o corpo estudantil, bem como para a realização de ajustes que sejam necessários na oferta de vagas.

Até o momento, a UFPE registrou 24.584 (vinte e quatro mil quinhentos e oitenta e quatro) estudantes matriculados nas disciplinas ofertadas no Semestre 2020.3 (cerca de 84% dos estudantes ativos no Sig@).

Reiteramos a importância do diálogo e registramos que a UFPE está empenhada para que o Semestre Suplementar ocorra de forma exitosa, preservando a qualidade do ensino, da aprendizagem, a saúde e a vida de todas e todos nesta travessia.

COMENTÁRIOS dos leitores