Confira: aulas presencias em PE retomam nesta terça (6)

Na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Miguel Batista, localizada no bairro na Macaxeira, Zona Norte do Recife, estudantes e professores receberam máscaras

por Camilla de Assis ter, 06/10/2020 - 09:55
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens Estudantes retornaram às atividades presenciais nesta terça-feira (6) Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

A volta às aulas presenciais da rede pública de Pernambuco para alunos de 3º ano do ensino médio começou nesta terça-feira (6). Na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Miguel Batista, localizada no bairro na Macaxeira, Zona Norte do Recife, as aulas foram iniciadas às 8h30 - fora do horário de pico - e seguem até às 12h.

No local, pode ser identificado o cumprimento às medidas de restrição e distanciamento social necessário para controle da pandemia do novo coronavírus. Os corredores da escola oferecem álcool em gel para os estudantes, professores e demais funcionários. O alunos receberam um kit com máscaras para proteção e os docentes ganharam, ainda, um face shield.

Na instituição, de acordo com a gestão da escola, 152 estudantes estão matriculados no terceiro ano do ensino médio. Desse total, apenas 72 podem comparecer às atividades presenciais semanalmente, divididos em turmas de 18 alunos cada. Além da carga horária regular, os estudantes também receberam

Segundo o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio, a Região Metripolitana do Recife tem 30 mil estudantes de 3º ano, enquanto todo o Estado abarca 81 mil alunos e 730 escolas que ofertam ensino médio.

"Desde o mês de julho nós divulgamos os protocolos para que as escolas públicas e particulares pudessem começar o seu planejamento para esse processo de retomada que vem acontecendo ao longo dos últimos meses. Hoje nós estamos retomando aulas presenciais nas escolas da rede pública estadual, sempre lembrando que nesse momento a decisão é dos pais se o estudante vai retornar ou não vai retornar", disse o secretário, explicando também que as escolas estão operando no sistema híbrido e com rodízio de alunos.

Greve dos professores - Mesmo com a manutenção da greve do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) mantida, alguns docentes compareceram à instituição para o primeiro dia de volta às aulas presenciais no Estado. Segundo o secretário de Educação, a expectativa é que mais docentes voltem às escolas por se tratar de uma decisão individual e de competência de cada professor.

*Com informações de Lara Tôrres

COMENTÁRIOS dos leitores