UnB substitui vestibular por Enem no segundo semestre

Por conta da pandemia da Covid-19, os estudantes participarão do processo seletivo por meio de nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019

por Maya Santos sex, 09/10/2020 - 14:11
Reprodução/UnB Aprovados iniciarão as aulas no segundo semestre de 2020, previsto em 1º de fevereiro de 2021 Reprodução/UnB

Nesta sexta-feira (9), a Universidade de Brasília (UnB) anunciou que não fará o tradicional vestibular para ingresso no segundo semestre na instituição. Ao invés disso, excepcionalmente neste ano, devido a pandemia da Covid-19, os estudantes participarão do processo seletivo por meio de nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. 

Segundo a UnB, as inscrições serão gratuitas. Há oferta de 2.100 vagas, que serão segmentadas por curso no edital que, em breve, será lançado pela unidade. Os aprovados serão cadastrados no sistema da Universidade ainda neste ano e, de acordo com calendário de aulas, iniciarão as aulas no segundo semestre de 2020, previsto em 1º de fevereiro de 2021.

Conforme o calendário, na próxima terça-feira (13) será divulgada a lista com os convocados de outros três processos seletivos, sendo o Vestibular Indígena, o Vestibular para Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc) e o Programa de Avaliação Seriada (PAS) – subprograma 2017-2019, que será disponibilizada no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)

Enquanto isso, no dia 16 de outubro serão divulgados os editais das seletivas para Transferência Facultativa (TF) e Portador de Diploma de Curso Superior (DCS). Nesta seleção, o critério de avaliação serão as notas do Enem, das edições de 2015 a 2019. Os aprovados nas seleções mencionadas também ingressarão no segundo semestre letivo, que está em definição quando a modalidade realizada - ensino remoto ou presencial.

Quanto ao Programa de Avaliação Seriada (PAS) 2020, a Universidade de Brasília afirma que ainda não tem previsão para o lançamento do programa, que ocorre em três etapas. Mas adianta que a seleção será feita apenas em 2021.  

Houve também uma prorrogação quanto ao prazo das certificações de habilidades específicas - destinadas a cursos de música, arquitetura, e outros -,  que perderam a validade em 2019 e 2020. A UnB segue em avaliação da possibilidade de realização de provas de habilidades deste ano. 

LeiaJá também

---> Inscrições para vagas remanescentes do Fies são suspensas

COMENTÁRIOS dos leitores