UPE anuncia que eleições para reitores serão on-line

Aprovada pelo Conselho Universitário, a nova regulamentação prevê o uso de celulares, computares e tablets durante o processo eleitoral

por Nathan Santos qua, 02/12/2020 - 17:33
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo . Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Em uma estratégia para conter os efeitos da Covid-19, a Universidade de Pernambuco (UPE) resolveu realizar em formato on-line suas próximas eleições para reitor, vice-reitor e diretores. Aprovada pelo Conselho Universitário, a nova regulamentação prevê o uso de celulares, computares e tablets durante o processo eleitoral.

Segundo divulgado pela instituição de ensino nesta quarta-feira (2), as próximas eleições estão previstas para o segundo semestre de 2022. A UPE conta, ao todo, com 20 mil eleitores, entre professores, servidores e estudantes. “Cada um deles receberá, através de seu e-mail institucional, as informações e orientações necessárias para o acesso ao painel de votação”, garantiu a Universidade.

Para ter acesso ao sistema eleitoral, os eleitores usarão um link próprio de votação, além de senha e usuário, tudo compartilhado por e-mail institucional. “No painel de votação constarão as chapas com os nomes dos concorrentes, seguindo ordem obtida em sorteio”, explicou a UPE.

Para garantir a segurança do sistema de votação, o Núcleo de Comunicação e Tecnologia (NCTI) da instituição ficará responsável por administrar os dados das eleições. Os eleitores que preferirem poderão usar os computadores dos espaços físicos da Universidade para votar.

COMENTÁRIOS dos leitores