Inep: cidade que não liberar prova pode não ter Enem 2020

'Não trabalhamos com a hipótese do adiamento, o que pode haver é o cancelamento em algumas cidades. Se a gente não puder aplicar a prova, infelizmente essa cidade vai ficar foram do Enem 2020', disse o presidente do Inep

por Nathan Santos qua, 13/01/2021 - 17:30
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil . Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, concedeu entrevista à CNN nesta terça-feira (13). Na ocasião, Lopes comentou o caso de Manaus, em que a Prefeitura não liberou o uso das escolas municipais para a aplicação das provas impressas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir do domingo (17), bem como o Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas solicitou o adiamento do processo seletivo. Ambas as decisões ocorrem para evitar contágio da Covid-19. Na entrevista, o gestor do Inep revelou que o Enem poderá ser cancelado em algumas cidades.

“Nós não trabalhamos com a hipótese do adiamento, o que pode haver é o cancelamento em algumas cidades. Se a gente não puder aplicar a prova, infelizmente essa cidade vai ficar foram do Enem 2020 e fará prova em novembro de 2021”, declarou Alexandre Lopes em entrevista à CNN.

O gestor do Inep ainda ressaltou que o órgão adotou medidas para garantir “uma aplicação com segurança” no Enem. Ele citou, por exemplo, uso de álcool em gel, distanciamento dos estudantes nas salas, identificação dos candidatos fora dessas salas para evitar aglomeração, entre outras ações.

As provas impressas estão marcadas para os dias 17 e 24 deste mês, enquanto a versão digital está programada para 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Ao todo, 5,8 milhões de estudantes estão inscritos no Enem 2020.

COMENTÁRIOS dos leitores