Justiça suspende provas do Enem 2020 no Amazonas

Primeiro dia de provas impressas do Enem estava marcado para este domingo (17)

por Camilla de Assis qui, 14/01/2021 - 08:44
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo . Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

A Justiça Federal do Amazonas suspendeu, na noite desta quarta-feira (13), a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A liminar, concedida pelo juiz José Ricardo Sales, interrompe o processo de aplicação do Enem, que estava marcado para este domingo (17).

Segundo a determinação judicial, a prova ficará suspensa enquanto durar o estado de calamidade pública decratado pelo governo estadual. O descumprimento pode ocasionar em multa de R$ 100 mil por dia, até o limite de 30 dias. Nesta quarta-feira, a cidade de Manaus alegou que não liberaria as escolas municipais para realização do Enem.

Na última terça-feira (12) a Justiça Federal de São Paulo negou o adiamento das provas do Enem 2020, sob a alegação de que as medidas de biossegurança tomadas e informadas aos participantes são suficientes para garantia de uma prova segura

Em contrapartida, o movimento que pede o adiamento do Enem cresce na internet. Nesta quarta-feira (13), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, alegou que as cidades que não liberarem a prova do Enem 2020 poderão ficar de fora desta edição do Exame.

LeiaJá também

--> Enem: candidatos com Covid-19 devem solicitar reaplicação

--> Ministro diz que 'minoria barulhenta' quer adiar o Enem

COMENTÁRIOS dos leitores