Os assuntos de biologia que mais caem no Enem

Importante disciplina será cobrada no domingo (24), segundo dia do Exame

por Juliana Mamede ter, 19/01/2021 - 18:34
João de Lima/LeiaJáImagens Professores comentaram as características da prova João de Lima/LeiaJáImagens

No último domingo (17), foi dada a largada da edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No primeiro dia de provas da versão impressa, os feras tiveram responderam questões das áreas de Ciências Humanas e de Linguagens, além da elaboração da redação, que este ano teve como tema “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Já no próximo domingo (24), os estudantes realizarão as provas de Ciências da Natureza e matemática.

Para te ajudar nesta reta final, veja, a seguir, uma lista com os assuntos mais recorrentes em biologia no Exame, de acordo com um levantamento - Coletânea Enem - realizado pelo Sistema Poliedro de Ensino. Além disso, confira a resolução de uma questão da disciplina, escolhida pelo professor Leandro Gomes, além dos comentários sobre as características gerais da prova de biologia feitos por ele e pelo também docente da matéria, André Luiz Vitorino.

Assuntos mais cobrados no Enem: 

Fundamentos da ecologia – 9,5%

Ecossistema – 9,5%

Sistema imunitário - 9,4%

Bioenergética – 5,4%

Genética - 5,3%

Relações ecológicas – 4,1%

Hematologia – 4,1%

Excreções – 4,1 %

DNA e RNA – 4%

Angiosperma – 4%

Proteínas e enzimas - 2,7%

Membrana plasmática – 2,7%

Crescimento populacional – 2,7%

Bioma – 2,7%

Evolução – 2,6%

Transporte pela membrana - 2,6%

Classificação dos seres vivos – 1,4%

Protozoários – 1,4%

Embriologia – 1,4%

Organização celular – 1,4%

Reino Vírus – 1,4%

Plantas e ciclos reprodutivos de eucariontes – 1,4%

Verminoses – 1,4%

Filo Chordata – 1,4%

Sistema digestório e vitaminas – 1,4%

Nutrição e secreção vegetal – 1,4%

Trocas gasosas em plantas – 1,4%

Movimentos vegetais e fotoperiodismo – 1,4%

Noções de Bioenergética – 1,3%

Material genético – 1,3%

Biogênese e abiogênese – 1,3%

Sistema nervoso – 1,3%

Genoma humano – 1,3%

Tecidos epiteliais e conjuntivos – 1,3%

Veja, a seguir, a questão resolvida pelo docente Leandro Gomes:

Questão: (Enem 2013)

A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores. Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?

a) Lisossomo.

b) Mitocôndria.

c) Peroxissomo.

d) Complexo golgiense.

e) Retículo endoplasmático.

A resposta correta é letra "B". As mitocôndrias, assim como os cloroplastos, possuem DNA próprio e, elas podem receber, incorporar e expressar genes exógenos (genes que são extraídos de outros organismos, ou até mesmo do próprio núcleo celular).

Além de resolver a questão, Leandro comenta as características gerais da prova de biologia do Enem. “As questões de biologia, da prova de Ciências da Natureza do Enem, possuem, normalmente, enunciados mais diretos e com comandos (perguntas) que dependem de uma boa interpretação. Nos últimos certames, houve um aumento no nível de algumas questões, porém, biologia possui um grau de complexidade menor se compararmos às provas das disciplinas de física e química. O canditado deve perceber bem as interpretações de caráter científico, além de tentar resolver algumas problematizações que ocorrem no ambiente natural. Os principais conteúdos que normalmente são trabalhados: ecologia (impactos ambientais, relações ecológicas, cadeia alimentar e ciclos biogeoquímicos), genética (citogenética, genética clássica e a engenharia genética), fisiologia humana (sistemas digestório, cardiovascular e endócrino), citologia (estudo da membrana plasmática e organelas citoplasmáticas) e a bioquímica (compostos orgânicos e inorgânicos que podem influenciar a saúde)”, explica.

André Luiz fala também acerca das características gerais da prova de biologia do Enem e indica alguns assuntos para revisão nesta reta final. “A prova do Enem de biologia apresenta-se dentro de Natureza como a mais acessível e o(a) aluno(a) deve revisar nessas últimas horas conteúdos como ecologia, citologia, programa de saúde, genética e biotecnologia. Tendo tempo, revise também bioquímica, evolução, seres vivos”, recomenda.

COMENTÁRIOS dos leitores