Enem não abordou a Covid-19, diz professor

Segundo Fernando da Espiritu Santo, gerente de Inteligência Educacional e Avaliações do Poliedro, o Exame seguiu a tendência de ser uma prova neutra

por Lara Tôrres dom, 24/01/2021 - 18:54
Nathan Santos/LeiaJáImagens . Nathan Santos/LeiaJáImagens

As provas impressas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2020, não abordaram a pandemia da Covid-19 no primeiro e no segundo dia de aplicação. Nem mesmo matéria de biologia, onde mais se tinha expectativas de menção à doença, tocou no assunto.

Segundo o gerente de Inteligência Educacional e Avaliações do Poliedro, Fernando da Espiritu Santo, a prova de Ciências da Natureza teve um bom equilíbrio no número de questões para cada disciplina. Na parte de biologia, segundo ele, o que mais chamou atenção foi uma questão sobre manipulação genética. 

“Sem abordar a pandemia, o segundo dia do Enem seguiu a tendência de ser uma prova neutra e cobrou arroz com feijão dos alunos. Não teve questões com vírus e doenças relacionadas, a não ser uma questão sobre manipulação genética de uma variação de soja capaz de prevenir a contaminação pela Aids”, disse ele. 

Além de genética, Fernando também destacou outros temas comuns à prova que apareceram nesta edição. “Na prova de biologia destaca-se a presença de três questões, abordando os impactos ambientais da exploração do petróleo, e os demais temas foram dentro do esperado: tipo sanguíneo, genética, dinâmicas das populações de seres vivos. Foi uma prova bem equilibrada”, afirmou. 

Com a ausência de questões sobre a pandemia, a prova do Enem vai seguiu uma linha diferente da prova da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que abordou questões sobre Covid-19, racismo, desmatamento, SUS e feminismo negro, entre outros temas atuais.

LeiaJá também

--> Live: professores comentam questões do 2º dia do Enem

COMENTÁRIOS dos leitores