Para professores, prova de química foi 'bem elaborada'

Uma questão sobre química verde foi ponto de destaque

por Lara Tôrres dom, 24/01/2021 - 20:21
Adige Silva/LeiaJáImagens . Adige Silva/LeiaJáImagens

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) impresso 2020 foi realizada neste domingo (24), composta pelas disciplinas de matemática e Ciências da Natureza (química, física e biologia). Em química, de acordo com professores da disciplina, a avaliação foi bem feita e apresentou um bom nível de dificuldade.

Na opinião do professor Francisco Coutinho, os alunos se depararam com assuntos já esperados em uma prova de nível acentuado. “Foi uma prova bem distribuída entre os assuntos já previstos de cair, que são comuns na prova, como combustão, química verde, estequiometria, radioatividade, separações de mistura e química orgânica”, disse ele. 

No que diz respeito à dificuldade, o professor afirma que o aluno “precisa ter estudado pelo menos um pouco”. “Ao meu ver, uma prova com um nível acentuado, um nível bom. Não tão difícil, não achei a prova complexa, difícil. Uma prova que o aluno precisava ter estudado pelo menos um pouco, mas a grosso modo, uma boa prova que abordou muitos temas importantes”, disse Francisco.

O professor de química Berg Figueiredo afirmou que “como de costume, foi uma prova bem conteudista, cobrando do aluno conhecimentos específicos para poder responder às questões”, mas ainda a considera bem elaborada e atual. 

“Foi uma prova bem elaborada, trabalhando conteúdos bem atuais como óleos essenciais que está na moda e relacionou com identificação dos grupos funcionais. Teve também uma questão de cinética química, que nos últimos anos do Enem foi muito presente. Há três anos consecutivos, quatro com esse, vêm questões de cinética química”, disse o professor. 

Berg também apontou a presença de outros quesitos bem conectados com o presente. “Outras questões também bem atuais, como questões de carro elétrico, fazendo uma comparação de carros elétricos com carros a combustível, a etanol. Uma prova bem elaborada, o aluno que estudou, se dedicou, tenho certeza que fez uma boa prova”, disse ele. 

Já o professor Josinaldo Lins destacou a questão sobre química verde, pontuando que ela é um conjunto de princípios e não necessariamente sinônimo de química ambiental. “Tem que se enxergar que a química verde não é um sinônimo de química ambiental, mas sim um dos ramos da química ambiental que trabalha em cima da eficiência na produção. Por exemplo, um medicamento pode ser produzido, de acordo com os preceitos da química verde, em menos etapas, causando menor dano ao ambiente, além de um descarte menor de substâncias tóxicas”, disse ele.

LeiaJá também

--> Live: professores comentam questões do 2º dia do Enem

--> De lanche a máscaras: coletivo dá suporte a feras do Enem

COMENTÁRIOS dos leitores