Tempo de pausa não será compensado no Enem Digital

O recurso deve ser utilizado com cautela na gestão do tempo de prova

por Lara Tôrres qui, 28/01/2021 - 19:28
Pixabay . Pixabay

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), durante as provas do Enem Digital os participantes terão a possibilidade de pausar a prova por meio do ícone em formato de cadeado no menu lateral esquerdo da tela. O recurso deverá ser utilizado quando o participante desejar, por exemplo, ir ao banheiro.

O Instituto alerta, porém, que o período de pausa não será compensado ao final, sendo de responsabilidade de cada estudante gerenciar o tempo de pausa e resolução de questões para conseguir concluir a prova. Ao retornar à sala, para tirar a prova do modo de pausa, o aluno deve digitar a chave de acesso contida em sua folha de rascunho personalizada, a mesma utilizada para iniciar o Exame, e clicar no botão “retomar” para voltar a responder às questões normalmente. Para mais detalhes, assista ao vídeo disponibilizado pelo Inep:

Embed:

Projeto piloto desenvolvido pelo Inep, o Enem Digital registrou mais de 96 mil inscritos. Segundo a organização da prova, 93.217 inscritos deverão participar do Exame em 104 cidades, uma vez que 2.896 candidatos do Amazonas não farão o modelo digital, em virtude dos aumentos nos casos do novo coronavírus no Estado. Os amazonenses serão direcionados à reaplicação do Enem impresso, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

No primeiro dia do Enem Digital, os candidatos respondem 90 questões - em computadores - distribuídas nas áreas de Ciências Humanas, Linguagens, além da redação, que será feita à mão, no formato tradicional. Já no dia 7 de fevereiro, segunda etapa da aplicação, os estudantes terão 90 quesitos de Ciências da Natureza e matemática. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), até 2026 o Enem passará a ser complementarmente digital.

COMENTÁRIOS dos leitores