Inep assume que 1ª edição do Enem Digital teve problemas

"Todo processo novo, inédito, está sujeito a obstáculos", disse presidente do Inep

dom, 31/01/2021 - 21:35
Reprodução/YouTube Segundo Lopes, candidatos estão elogiando o formato digital Reprodução/YouTube

Em coletiva realizada na noite deste domingo (31), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, assumiu que a realização do primeiro Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital teve problemas. O primeiro dia de provas no formato digital ocorreu neste domingo, já o segundo dia do novo modelo ocorrerá em 7 de fevereiro.

"Tivemos alguns problemas? Tivemos. Mas todo processo novo, inédito, está sujeito a obstáculos, a empecilhos", afirmou Lopes. Em Belo Horizonte-MG, estudantes esperaram até duas horas para o início da prova. No Distrito Federal, os candidatos foram dispensados depois de um erro no sistema. Já no Amapá, o Instituto Federal, único local de aplicação no estado, foi interditado pela Defesa Civil por problemas estruturais. 

Segundo o presidente do Inep, quem foi prejudicado e não conseguiu fazer a prova poderá comparecer no domingo que vem e pedir reaplicação apenas do primeiro dia. Ele também pode optar por não fazer a segunda prova e pedir reaplicação dos dois dias, em 23 e 24 de fevereiro.

“A gente observa elogios de quem fez a prova. Gostou da experiência. É isso que a gente quer, um sistema amigável em que a pessoa sinta confiança”, completou o presidente do Inep.

COMENTÁRIOS dos leitores