Comissões de seleção da UFPE atuarão remotamente

Órgãos responsáveis por verificar informações de candidatos cotistas vão utilizar plataformas virtuais

por Lara Tôrres qua, 31/03/2021 - 16:02
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Prédio da reitoria da UFPE Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) determinou o funcionamento remoto das comissões que atuam no processo seletivo de estudantes cotistas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021. A decisão, publicada no Boletim Oficial da UFPE nessa terça-feira (30), tem como objetivo prevenir o contágio pela Covid-19.

A Comissão de Verificação - PCD vai analisar as documentações de candidatos que concorrem às vagas reservadas a pessoas com deficiência. Já a Comissão de Heteroidentificação, que tem como função analisar as autodeclarações de quem concorre às cotas raciais, deverá fazer seu trabalho por meio de vídeos que os candidatos deverão enviar.

Já a Comissão de Verificação Documental e Renda, responsável pela conferência e a validação de documentos pessoais (entre eles documentação de pertencimento étnico-racial indígena) e as Comissões Recursais, responsáveis por pareceres decisórios dos recursos interpostos pelos candidatos de todas as modalidades de cotas, deverá exercer suas funções por meio de plataformas eletrônicas. Ainda de acordo com a Universidade, a depender das condições de melhoria do quadro da pandemia, as comissões “poderão atuar excepcionalmente de forma presencial, garantidas as condições de biossegurança com distanciamento social”.

COMENTÁRIOS dos leitores