UPE: primeiros colocados explicam as rotinas de estudos

Estudante comemoram aprovação, revelam como foi a preparação e ainda dão dicas para os próximos vestibulares

por Ruan Reis ter, 06/04/2021 - 14:42
Cortesia Maria Magalhães alcançou o primeiro lugar na classificação geral da UPE Cortesia

Os primeiros colocados no Processo de Ingresso 2021 da Universidade de Pernambuco (UPE) foram divulgados nesta terça-feira (6), no site da instituição. Com altas pontuações, os estudantes alcançaram as primeiras colocações gerais no concorrido vestibular.

Maria Magalhães Bacallá, de 17 anos, que prestou o processo seletivo para direito, no campus Benfica-FCap, obteve 90,33 pontos, se tornando a primeira colocada na classificação geral. A notícia deixou a estudante em choque. “Primeiro eu fiquei em choque quando eu recebi a ligação do reitor da UPE. Eu não acreditei inicialmente. A sensação é de gratidão e felicidade. Muita gente fez parte disso e agradeço aos meus professores, amigos e, principalmente, meus pais e meu irmão”, disse.

Ao LeiaJá, ela comenta como foi seu processo de estudo. “A preparação já começou desde o primeiro ano, sendo um trabalho contínuo. Há uma dedicação ainda maior para o terceiro porque é um ano de vestibular. A preparação foi feita, principalmente, olhando as provas antigas do SSA (Sistema Seriado de Avaliação), respondendo as questões , “massacrando” cada erro para poder tirar o máximo das questões e se adequar ao estilo de prova”, comentou.

Maria Magalhães ainda pontua que a dica fundamental para se dar bem é fazer as provas antigas para se adequar ao estilo e ao tempo do vestibular. “Também é importante dedicar um tempo a todas as matérias, já que alguns alunos acabam deixando de lado uma ou outra, e isso prejudica no final. E, por último, reservar tempo para descansar, fazer exercício, manter uma boa dieta porque isso ajuda na concentração”, aconselhou.

O segundo colocado da classificação geral, Bruno Maia de Oliveira Duarte, de 18 anos, vestibulando de medicina no campus Santo Amaro, que alcançou a nota 90,30, diz que “a sensação de estar entre os primeiros colocados é fantástica, é indescritível e de dever cumprido. Também é de gratidão ao colégio, já que foi uma preparação muito complicada neste ano atípico de pandemia", pontua.

Em entrevista ao LeiaJá, Maia dá algumas dicas para os vestibulandos: “Não desista, a persistência é fundamental para se manter quando se tem um objetivo. A dica é manter o objetivo, estabelecer metas e estudar”, elenca.

Vitor Manoel de Melo Silva, de 16 anos, que também prestou vestibular para o curso de medicina do campus Santo Amaro, obteve nota 90,23, se tornando o terceiro colocado. O garoto comenta que essa colocação é um indicativo de progresso nos estudos. “Eu fico feliz de ter alcançado essa colocação, é um indicativo de que pelo menos eu tive um bom progresso nos meus estudos durante o ensino médio”, disse.

Na sua jornada de preparação, o estudante comenta que, nos primeiros anos, focou nos assuntos da Base Comum Curricular do ensino médio. “Também teve o estudo voltado para as olimpíadas do conhecimento, que contribuiu muito, principalmente no terceiro ano, em que eu fui pra turma preparatória pro ITA/IME. Como eu tive aulas reduzidas de biologia e humanas, foi essa preparação prévia que me deu a base para o vestibular do terceiro ano”, afirma.

O estudante também aconselha, para quem irá prestar os próximos vestibulares da UPE, focar nos conteúdos programáticos. "Ir um pouco além do conteúdo esperado pode contribuir, já que a UPE é conhecida por colocar algumas questões "fora da curva". No geral, ter uma rotina de estudos consistente onde você consiga formar uma lógica própria sobre os assuntos, além de treinar com as provas passadas para obter velocidade na resolução das questões", conclui.

Entre os cotistas, o primeiro colocado foi Arthur de Oliveira Macena Lobo, aprovado no curso de medicina em Santo Amaro, com nota 85,10. Em seguida, estão Paulo Roberto Dias da Silva Filho, aprovado em engenharia da computação no campus Benfica-POLI, com nota 78,67; e Joanna Maria Medeiros Souto, selecionada para o curso de medicina, com nota 78,40. Veja a lista completa dos aprovados.

LeiaJá também

--> UPE divulga listão de aprovados no Processo de Ingresso

COMENTÁRIOS dos leitores