Design Gráfico auxilia na comunicação visual da empresa

Profissionais da área recomendam ter em mente os valores da companhia, entender o público alvo e deixar de lado o orgulho

por Alfredo Carvalho qua, 28/04/2021 - 17:28
Fabrizio van Marciano / Pixabay Fabrizio van Marciano / Pixabay

O designer gráfico é o profissional responsável por estabelecer a comunicação visual de um produto ou empresa. Para isso, une conceitos de criatividade para transmissões de mensagens visuais na tentativa de prender a atenção do público. Neste sentido, o trabalho de um designer se torna essencial no setor empresarial.

Para o designer Vinícius de Oliveira, 22 anos, de Carapicuíba (SP), a concepção do logotipo é um dos primeiros atributos que podem favorecer a comunicação visual, uma vez que ele é responsável por transmitir o significado da empresa. Essa tendência pode ser vista nas companhias de tecnologia, que alteram seu logo com frequência para se mostrarem mais inovadoras que os concorrentes.

A campanha de marketing é outro fator importante no papel do Design Gráfico. "No momento do desing, deve-se pensar no que será feito para que o público olhe a marca ou como fazer aquela propaganda pegar todo mundo de surpresa. É importante lembrar que o designer não seria nada sem o acompanhamento do diretor de arte e a equipe do audiovisual, que auxiliam o profissional em nesse trabalho", destaca Oliveira.

De acordo com o designer, para comunicar com clareza a missão de uma empresa, o designer precisa ter em mente os valores da companhia e com isso, conciliar esses conceitos com as técnicas gráficas. "O profissional precisa pensar em modelos que funcionem tanto para a tela de um celular como em um outdoor. O que mais se preza hoje é a legibilidade, e deve-se ter em mente que as pessoas vão visualizar algo de maneira rápida. Neste momento, elas precisam reconhecer aquele trabalho e conseguir ler", explica.

O designer Carlos Ribeiro, 29 anos, de Osasco (SP), evidencia a criatividade como importante ferramenta na comunicação empresarial. Esse instrumento pode auxiliar na maneira como a empresa é vista pelo público e pelo mercado em que atua. "Outra coisa que favorece na hora de realizar um trabalho é a variedade, uma visão ampla, ajuda uma companhia na hora de encontrar a verdadeira identidade", afirma.

Ribeiro explica que pesquisar sobre o público alvo da empresa, o produto que ela oferece e seu papel no mercado é essencial na hora de estabelecer a comunicação visual, pois não basta entender a estética da mensagem, é preciso compreender quem são as pessoas que a receberão. Diante desses fatores, o designer aconselha o profissional a abandonar o orgulho e o individualismo, uma vez que esses pensamentos podem contrariar as necessidades da companhia. "É bem melhor ouvir, elaborar opções e não se apegar a ideias. Sempre vai ter um lugar onde seu modo de fazer as coisas se encaixa melhor com o trabalho, mas impor seu jeito, ser orgulhoso e não saber ouvir, pode prejudicar muito o designer dentro de uma empresa", aconselha.

COMENTÁRIOS dos leitores