Prazo final para pedido de isenção da inscrição do Enem

Também chega ao fim, nesta sexta-feira (28), o procedimento para justificativa de ausência na edição 2020

por Nathan Santos qui, 27/05/2021 - 16:00

Termina, nesta sexta-feira (28), o período para quem almeja pedir isenção da taxa de inscrição da edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na mesma data também será finalizada a justificativa de ausência na prova anterior, caso o candidato tenha faltado aos dois dias de aplicação.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os dois procedimentos devem ser feitos por meio da Página do Participante. Sobre a isenção, têm direito ao benefício os estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou na condição de bolsistas integrais em unidade de ensino privada.

Também podem pedir a isenção as pessoas que estão cursando, em 2021, o terceiro ano do ensino médio em escola pública. “O mesmo vale para quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda. Nesse caso, é preciso comprovar a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Já para justificar a ausência no Enem 2020, o participante deverá comprovar a razão pela qual não compareceu ao exame por meio dos documentos solicitados. Entre os motivos aceitos como justificativa pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão: emergências médicas, comparecimento ao trabalho, morte na família, maternidade ou paternidade, entre outros. Todos os documentos comprobatórios devem estar de acordo com os parâmetros exigidos pelo edital”, acrescentou o Inep.

A autarquia alerta que a aprovação da justificativa de ausência e a solicitação de isenção da taxa de participação não garantem a inscrição na edição 2021 do Enem. O cronograma de candidaturas deverá ser divulgado em edital, ainda sem previsão de publicação.

COMENTÁRIOS dos leitores