Enem divulga espelhos da redação e notas dos treineiros

Segundo o Inep, as redações podem passar por até quatro correções, antes da média final

por Nathan Santos sex, 28/05/2021 - 18:03
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Enem dá acesso ao ensino superior Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Na noite desta sexta-feira (28), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os espelhos da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2020. A consulta deve ser feita na Página do Participante, onde também foram compartilhadas as notas dos “treineiros”, candidatos que encararam a prova apenas para fins de autoavaliação.

No que diz respeito aos textos da redação, os concorrentes poderão verificar informações avaliatórias importantes a respeito das seguintes exigências: “demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”.

Segundo o Inep, as redações passam por até quatro correções, antes da média final. “Os profissionais selecionados para a correção atendem a critérios de formação inicial, como graduação em letras e linguística, e continuada, com exigência mínima de mestrado para as funções de supervisores e subcoordenadores. Além disso, é exigida experiência comprovada em coordenação de correção de produção textual em avaliação educacional, exames ou concursos”, informou a autarquia.

As provas do Enem 2020, versão impressa, foram aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro deste ano. Já no dia 31 do mesmo mês e em 7 de fevereiro, foi realizado o Enem Digital.

COMENTÁRIOS dos leitores