MEC: Enem terá provas impressa e digital nas mesmas datas

Versões do Exame estão programadas para os dias 21 e 28 de novembro deste ano

por Nathan Santos seg, 31/05/2021 - 21:38
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Enem estreou a versão digital na edição 2020 Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Ao confirmar a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2021, para os dias 21 e 28 de novembro deste ano, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, trouxe uma novidade. A versão impressa será realizada no mesmo dia da prova digital, que neste ano achega à segunda edição.

“Conforme eu já havia anunciado dias atrás, o Enem 2021 acontecerá e será aplicado neste ano. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital. É isso mesmo! A mesma prova, nas mesmas datas, para as duas modalidades”, comunicou Ribeiro, por meio do Twitter. No exame 2020, as aplicações ocorreram em momentos diferentes.

LeiaJá também

--> Enem 2021 em novembro: há tempo suficiente para estudar?

Na visão do professor de Linguagens e redação Diogo Xavier, a realização as versões impressa e digital do Enem nos mesmos dias é um aspecto positivo, desde que as questões sejam as mesmas. “A prova digital e a impressa ocorrendo juntas acaba deixando-as mais isonômicas, caso o Inep aplique exatamente a mesma prova. Caso não haja problemas logísticos, será benéfica essa unificação”, opinou.

O professor de matemática Edu Coelho, porém, se apresenta contrário à aplicação das provas nas mesmas datas. “Sinceramente, sou bastante pessimista em relação à realização da prova impressa e digital no mesmo dia, haja vista o histórico das últimas edições do Enem em que aconteceram diversos problemas, então, acho que é bastante cedo colocar as provas no mesmo dia, já que houve apenas uma edição da versão digital. Acredito que ainda não foi possível corrigir os erros sobre ela”, analisou Coelho.

O período de inscrições para as duas provas será de 30 de junho a 14 de julho, na Página do Participante. O edital do processo seletivo, com todas as regras e o valor da taxa de participação, deverá ser publicado nesta semana.

COMENTÁRIOS dos leitores