IFPB divulga edital de pós-graduação em veterinária
O edital oferta bolsas de estudo; inscrições vão até o dia 20 de julho
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG), divulgou a abertura de edital para o curso de especialização em medicina veterinária do Campus Sousa, referente ao período letivo de 2021.1. Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 20 de julho, e a lista dos aprovados na seleção será divulgada no dia 11 de agosto.
Serão aceitas as inscrições de médicos veterinários diplomados e de estudantes no último semestre do curso de medicina veterinária, sendo necessário apresentar declaração de vínculo com instituição de ensino superior. Em caso de aprovação na seleção, é obrigatório apresentar o número de inscrição do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Paraíba (CRMV/PB) ou comprovante/protocolo de tramitação do referido registro no ato da matrícula.
Segundo o edital do processo seletivo, os interessados devem realizar a inscrição enviando para o e-mail espveterinaria.ss@ifpb.edu.br os seguintes documentos: formulário de inscrição preenchido; cópia do diploma ou do certificado de conclusão de curso; documento de identificação; declaração de optante por cota de ingresso; formulário com a pontuação do candidato devidamente preenchido; currículo Lattes; e histórico acadêmico da graduação.
No momento da candidatura, é preciso que o candidato escolha uma das linhas de pesquisa propostas pelo programa: análises clínicas veterinárias; anestesiologia veterinária; clínica médica de pequenos animais; e patologia animal. No total são seis vagas disponíveis, havendo uma reservada para o sistema de cotas e uma para pessoas com deficiência (PcD).
O processo seletivo será realizado em três etapas, sendo a primeira uma prova escrita, prevista para o dia 30 de julho, de conhecimentos específicos da área de especialização escolhida pelo candidato. A prova consiste em 30 questões objetivas e tem caráter eliminatório.
A segunda etapa da seleção será uma entrevista com os candidatos, que será realizada no dia 9 de agosto. O procedimento visa avaliar aspectos pessoais e profissionais do candidato. Por fim, a terceira etapa consiste em análise curricular.
Os aprovados poderão realizar a matrícula do dia 15 a 20 de agosto, e as aulas começam no dia 23. A formação tem duração total de 12 meses, com carga horária de 40 horas semanais.