Colégio Militar do Paraná abre edital para novos alunos

O período de inscrições vai até o dia 11 de outubro, e a seleção consiste em uma prova de conhecimentos

por Rachel Andrade sab, 10/07/2021 - 12:26
Freepik As vagas são para o 6º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio Freepik

O Colégio da Polícia Militar do Paraná (CPM-PR) está com inscrições abertas para a seleção de novos estudantes ingressarem no 6º ano do Ensino Fundamental e no 1º ano do Ensino Médio para as instituições nas cidades de Curitiba, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Pato Branco e União da Vitória. No total são 190 vagas, sendo 120 para o 6º ano e 70 para o 1º ano. A taxa de inscrição é de R$ 95 e o prazo para realizar a candidatura é até o dia 11 de outubro diretamente no site da CPM-PR.

A solicitação de isenção do pagamento da taxa pode ser feita até o dia 3 de setembro. Os candidatos devem apresentar no ato da inscrição a certidão de cadastro válido e ativo no Cadastro Único para programas Sociais do governo federal. O edital com os resultados de deferimento dos pedidos será publicado no site do CPM a partir do dia 24 de setembro.

Dentre as vagas disponíveis, 90 são para ampla concorrência e outras 90 preferenciais para filhos e dependentes legais de militares estaduais do serviço ativo, reserva remunerada ou reforma. As 10 vagas restantes serão destinadas para candidatos da educação especial. 

Poderão participar da seleção para o 6º ano do ensino fundamental os estudantes que estejam no 5º ano e nascidos nos anos 2009, 2010, 2011 ou 2012, e para o 1º ano do ensino médio os estudantes que estejam no 9º ano do ensino fundamental e que tenham nascido nos anos 2005, 2006, 2007 ou 2008.

Segundo o edital do processo, os candidatos passarão por diversas etapas até a divulgação do resultado dos aprovados. Após a homologação das inscrições, os candidatos receberão o documento de ensalamento para a realização de uma prova, que será aplicada no dia 7 de novembro. A avaliação para o ensino médio será às 8h, e para o ensino fundamental, às 14h.

As provas realizadas são das disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências, geografia e história, sendo a pontuação máxima para os candidatos ao 6º ano de 35, e para o 1º ano, 40 pontos.

Os candidatos com necessidades especiais que precisarem de uma condição diferenciada para a realização da prova deverão citar em campo específico da página de inscrição os recursos necessários, anexando o laudo médico com data não superior a um ano de inscrição e parecer de profissional competente.

Os gabaritos oficiais da prova objetiva serão divulgados no portal do candidato no dia 3 de dezembro, e a lista dos aprovados e dos suplentes para o Processo Classificatório será publicada no dia 9 do mesmo mês. As matrículas serão realizadas nos dias 16 e 17, para os aprovados no 6º ano e no 1º ano respectivamente.

Como forma de evitar a transmissão do novo coronavírus, as medidas sanitárias propostas pelas autoridades deverão ser obedecidas no dia da aplicação das avaliações classificatórias. Será obrigatório o uso de máscara facial pelos candidatos, aplicadores e fiscais. As demais recomendações sobre distanciamento, higienização e demais questões serão divulgadas no site do CPM em um edital próprio que será divulgado antes das provas.

COMENTÁRIOS dos leitores