IFPE iniciará curso de português para venezuelanos

As turmas serão formadas pelo Serviço de Proteção ao Migrante, e as aulas começam no dia 23 de agosto

por Rachel Andrade ter, 13/07/2021 - 14:51
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Venezuelanos são acolhidos em Pernambuco Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) divulgou a abertura do 'Programa Português como Língua Adicional (PLA)', iniciativa de órgãos federais para ministrar aulas de português para imigrantes venezuelanos da etnia indígena Warao, refugiados no Recife. O objetivo da formação é atender às necessidades de comunicação da comunidade, integrando e promovendo o trabalho.

O curso terá início em 23 de agosto e seguirá até dezembro. A turma será formada por pessoas indicadas pelo Serviço de Proteção ao Migrante (SPM), organizado pelo Ministério da Justiça e Cidadania. O IFPE ainda vai oferecer as aulas para estudantes estrangeiros oriundos de instituições de ensino da Colômbia, Chile e Argentina, à medida que o processo de parceria avançar.

As aulas são no formato virtual, como medida protetiva contra o novo coronavírus, e são ministradas por professores do Instituto. Segundo Laura Cavalcanti, coordenadora geral do Centro de Libras e Línguas Estrangeiras do IFPE (CELLE), o programa busca integrar e fortalecer as relações com estrangeiros recém-chegados ao país. “Ao integrar o PLA em Rede, atendendo aos estudantes de instituições de ensino internacionais, o IFPE constrói mais possibilidades de parcerias com instituições estrangeiras, fortalecendo o projeto de internacionalização, e criando uma comunidade internacional de ação, o que, futuramente, gerará mais oportunidades para nossos próprios estudantes”, explica.

O curso tem duração de 250 horas divididas em 18 lições, ministrado todo em um Ambiente Virtual de Aprendizado. De acordo com informações da assessoria, a formação busca fortalecer as políticas de internacionalização e tem o intuito de promover a educação do português como língua adicional para que as pessoas sejam capazes de transitar em diversos contextos globais e interculturais.

A parceria do IFPE envolve os institutos federais do Triângulo Mineiro, de Brasília, de Mato Grosso, do Amapá, de Mato Grosso do Sul, do Ceará, do Rio Grande do Norte, do Rio Grande do Sul, Sul-Rio-Grandense, de Roraima e de São Paulo. O responsável pela operação do programa é o Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Mais informações sobre o PLA podem ser acessadas pelo e-mail portuguesemrede.conif@gmail.com.

COMENTÁRIOS dos leitores