Após falar de alunos com deficiência, ministro pede perdão

Tentando explicar discurso polêmico, Milton Ribeiro argumentou: 'Minha intenção foi referir-me quanto à dificuldade de desenvolvimento adequado de algumas crianças com deficiências em classes comuns'

por Nathan Santos qui, 19/08/2021 - 20:08
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Ministro Milton Ribeiro durante evento na Fundaj, no Recife Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Depois de tentar justificar sua fala sobre crianças com deficiência, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, usou as redes sociais para pedir desculpas às pessoas que se sentiram ofendidas. Ribeiro havia declarado que alunos com deficiência atrapalham o ensino dos demais estudantes em sala de aula, além de citar o termo “inclusivismo”.

“Inicio pedindo perdão a todos que sentiram-se ofendidos ou constrangidos com a forma como me expressei em relação aos nossos educandos especiais”, postou Milton Ribeiro no Twitter. Em seguida, ele argumentou que suas palavras foram usadas de maneira “não apropriada”. Mais cedo, em evento na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Recife, o ministro afirmou que seu discurso foi tirado de contexto.

“Algumas palavras foram utilizadas de forma não apropriada e não traduzem, adequadamente, o que eu quis expressar. Minha intenção foi referir-me quanto à dificuldade de desenvolvimento adequado de algumas crianças com deficiências em classes comuns”, continuou o gestor no Twitter.

Reprodução/Twitter/Milton Ribeiro

Em entrevista ao LeiaJá, especialistas explicaram as consequências negativas da fala do ministro sobre estudantes com deficiência. Confira as análises dos entrevistados.

LeiaJá também

--> Ter diploma não é garantia de emprego, diz Milton Ribeiro

COMENTÁRIOS dos leitores