Novo boneco gigante faz homenagem a Paulo Freire

A peça será inaugurada em cerimônia da UFRPE na próxima segunda-feira (30)

por Rachel Andrade qui, 26/08/2021 - 17:38

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em parceria com a Casa dos Bonecos Gigantes e Mirins de Olinda, anunciou o lançamento do novo boneco gigante de Paulo Freire, que fará parte da aula inaugural do semestre letivo da instituição na próxima segunda-feira (30). O projeto da peça foi idealizado pelo coordenador da Casa, André Vasconcelos, junto com a equipe da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania (Proexc) da UFRPE, e a autorização do uso da imagem do pedagogo foi dada por sua viúva, Ana Maria Araújo Freire.

A homenagem integra a comemoração do centenário do patrono da educação brasileira. Para Moisés Santana, pró-reitor de extensão, a obra deverá marcar as celebrações que vêm sendo feitas há quase um ano, em homenagem à trajetória do pedagogo. “A UFRPE está engajada, desde o ano passado, nas comemorações do centenário, mas receber a figura desse mestre é uma grande honra e também forte responsabilidade, por toda a importância que possui para a educação no Brasil e no mundo. A linguagem carnavalesca possibilitará ainda o desenvolvimento e a recriação permanente do legado de Paulo Freire”, destaca.

André Vasconcelos observa a relevância do trabalho de Paulo Freire e afirma que seu legado deve ser celebrado. “Esse boneco vai ser muito importante para a educação, para ajudar as pessoas a saberem quem marcou a educação brasileira. Lembram-se dos políticos, de autoridades, mas quem fez a base de tudo?”, ressalta.

Durante o evento, o estudante de licenciatura em Ciências Biológicas da UFRPE, Otoniel Marinho, fará as vezes de bonequeiro, levando a obra de 13 quilos nos ombros. O boneco mede 2,10m no chão e 3,80m de altura em pé, e foi moldado em fibra de vidro, com acabamento especial nos detalhes do cabelo, barba e óculos, que marcam a aparência de Freire. Para carregar o objeto, o estudante realizou a oficina de bonequeiro na Casa dos Bonecos Gigantes. A cerimônia também contará com a participação do cantor e compositor maranhense Nosly Marinho, acompanhando ao violão.

COMENTÁRIOS dos leitores