Estágio abre portas a estudantes com maior compromisso

Procura por vagas cresce, mas empresária registra que oportunidades dependem de qualificação básica

qui, 02/09/2021 - 12:57
Arquivo pessoal A estagiária Alana Amorim e a empresária Maruza Baptista: parceria no aprendizado Arquivo pessoal

Muito se questiona sobre o que é necessário para conseguir uma boa vaga de estágio e ser um ótimo futuro profissional. Atualmente, a procura de estudantes pelas empresas é cada vez maor. Entretanto, os universitários encontram uma grande dificuldade de conseguir uma oportunidade de experiência dentro de sua área de atuação.

A arquiteta e urbanista Maruza Baptista, empresária da empresa M.N.B., focada em captação de recursos e assessoria de projetos, conta que passou cerca de seis meses em processo seletivo para compor o grupo de estagiários de sua empresa e enfrentou dificuldade para achar estudantes que atingissem os requisitos básicos da seleção. Maruza diz que a qualidade técnica dos estagiários regrediu muito com o passar dos anos e o interesse pela futura profissão, também.

Segundo a empresária, candidatos mostram deficiências em questões básicas. “Estudantes de Engenharia e de Arquitetura de 3º e 4º anos que não sabem mexer em Excel”, reporta Maruza. 

A M.N.B. busca em seus estagiários o mínimo de capacitação e o aprendizado empírico, mas principalmente o interesse em aprender. O processo de seleção se baseia na entrevista e em um teste. A empresa sempre recebe estudantes em busca estágio. “Eu recebia mais de 100 e-mails de estudantes”, relata a empresária.

Os estagiários da empresa realizam projeto, orçamento, laudo de obras, memoriais e até mesmo visitas a obras. A necessidade de estagiários aumenta com a demanda de trabalho. Atualmente a empresa tem quatro estagiários e todos recebem bolsa- auxílio.

A empresária orienta seus estudantes todos os dias. “Eu passo o dia todo sentada ao lado deles, fazendo consultoria privada para cada um”, afirma.

Maruza acredita que a experiência do estágio é de suma importância para o estudante, uma vez que este irá trabalhar com horário comercial, lidar com prazos, ética dentro do ambiente profissional, relação com os colegas etc.

Dentre os estagiários da empresa M.N.B., sob a orientação da arquiteta Maruza Baptista, está Alana Amorim, 26 anos, estudante de Arquitetura e Urbanismo, 9º semestre. Para ela, a bolsa-auxílio ajuda com transporte, xerox, além de ser um auxílio para seus filhos. Alana busca se aperfeiçoar na área de atuação, além da experiência com demandas diferentes como orçamento e fiscalização.

A estudante desenvolveu habilidades e competências estagiando na empresa em questão, como desenvolvimento do programa AutoCad. “Passei a aprender tudo o que fosse necessário para que eu pudesse ter um bom rendimento, graças à Maruza, que é minha chefa e quase uma segunda mãe", comenta a estudante sobre sua experiência inicial na empresa e sua relação com a orientadora.

Sobre seus objetivos como estagiária e futura profissional, Alana destaca: “O que eu realmente quero é aprender mais e mais e desenvolver o melhor trabalho”.

Alana pretende continuar na empresa mesmo depois de formada para que possa construir uma boa experiência profissional. O estágio, observa, traz benefícios como o convívio de pessoas como prefeitos, engenheiros, arquitetos; a ética no ambiente de trabalho, além das experiências profissionais de competentes a sua área de atuação.

A estudante explica que a experiência do estágio é de suma importância para sua vida acadêmica e experiência profissional. Conciliar o estágio com estudos se faz possível com muita dificuldade e perseverança. Além de estagiar e estudar, Alana é mãe, auxilia seus filhos nos estudos e está em processo de escrita do seu Trabalho de Conclusão de Curso –TCC.

Por Alessandra Nascimento.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores