Aprovado aos 13 anos na UECE, conheça Caio Tamponi

Apesar da aprovação em primeiro lugar no curso de administração da UECE, garoto não irá para a graduação. 'Não vemos motivos para ele ir para a faculdade com 13 anos', explica a mãe do menino

por Jennifer Buarque seg, 06/09/2021 - 10:23
Cortesia Caio Tamponi também conquistou destaque em Olimpíadas de conhecimentos Cortesia

Caio Tamponi, de 13 anos, ganhou a internet ao conquistar a vitória de ser aprovado em primeiro lugar no vestibular na Universidade Estadual do Ceara (UECE). Mas engana-se quem acha que o currículo desse menino prodígio termina aí. Caio também passou em primeiro lugar no exame da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) e foi medalhista de ouro na Olimpíada de Mayo em matemática.

Segundo a mãe do adolescente, Laurismara Tamponi,  Caio sempre se mostrou um aluno bastante adiantado, pulando séries constantemente. “ Nós morávamos em Três Rios, Rio de Janeiro, quando o colégio conversou com a gente falando que ele estava bem adiantado. Levamos ele numa profissional, onde ele fez o primeiro avanço de série, no primeiro ano, depois no terceiro ano”, relembra Laurismara.

Quando Caio estava para completar nove anos, a família se mudou para Juiz de Fora, em Minas Gerais, onde Caio, já no quinto ano, começou a participar de Olimpíadas de conhecimentos, ganhou destaque e conquistou medalhas. Foi também nesse período que o garoto fez seu primeiro concurso, sendo aprovado em primeiro lugar no Colégio Militar de Juiz de Fora ao completar dez anos. Ao chegar no oitavo ano do ensino fundamental, os pais, juntamente com a escola, decidiram por realizar o terceiro avanço de série levando Caio, em 2020, para o nono ano.

Os triunfos de Caio em 2020 não pararam por aí. O menino foi aprovado com destaques na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar). “Ano passado, ele passou em primeiro lugar na Epcar de Barbacena, gabaritando as três provas de português, matemática e inglês, o único da história a gabaritar e o mais novo com 12 anos. Ele chegou a ser chamado pelo comandante brigadeiro da escola para ser homenageado em um almoço com todos os oficiais”, conta.

No final de 2020, a família se mudou para Fortaleza, onde Caio ganhou uma bolsa em um colégio particular de referência. No início de 2021, o estudante abriu o ano com a medalha de ouro na Olimpíada de Mayo em matemática, sendo o único brasileiro a conquistar a posição e alcançando a pontuação máxima de 44. Por fim, Caio alcançou mais uma marca, a aprovação na UECE. O vestibular da instituição conta com duas fases. A primeira, foi realizada pelo garoto com até então 12 anos. A segunda, por sua vez, foi no dia do 13º aniversário do garoto, em 4 de julho.

Laurismara Tamponi aponta que o sonho de Caio é ser juiz, mas que eles optaram pelo curso de administração por falta da oferta da graduação em direito.“Caio pretente cursar direito para ser juiz federal, mas aqui não tem esse curso, por incrível que pareça. Então nós (pais), juntamente com Caio e a escola, optamos por administração, já que ele gosta de matemática e dessa área", explica.

Com relação aos planos futuros, Laurismara diz que Caio pretende realizar o Exame Nacional do Ensino Medio (Enem) e aplicar para universidades de fora do país. “Ele quer fazer agora o Enem no final do ano, vai fazer também a UECE novamente, onde ele irá tentar medicina. No Enem, creio que vamos tentar a nota também para medicina. Ele quer ano que vem - porque esse ano não deixaram por causa da idade, já que ele completa 13 anos - se inscrever na turma do ITA", conta. “Nesse momento, ele quer ser juiz federal, não sabemos se vai mudar, ele também quer aplicar [a nota do Enem] para fora, ao caminhar do tempo vamos ver se é isso que ele realmente quer”, completa a mãe do garoto.

Caio Tamponi, ao lado de mãe e pai (Foto: Arquivo pessoal)

Sobre cursar administração na UECE, Laurismara reforça que não é uma vontade de Caio e por isso ele não frequentará a instituição. “Ele quer cursar direito e até poderia fazer administração, mas não é o que ele quer e também não queremos que ele pule e saia, assim como ele também não quer sair da escola. Ele quer ter esse contato com os amigos, fazer o segundo e terceiro anos direitinho com os amigos e curtir. Foi uma decisão dele juntamente com nós (pais). Ele está numa escola que tem uma ótima preparação, não vemos motivos para ele ir para a faculdade com 13 anos”, pontua.

Atualmente, Caio que já é fluente em inglês, se prepara também para as últimas provas do Cambridge. O garoto também pretende começar um curso de francês. Laurismara reforça que o filho não deixa de ter infância por se dedicar tanto aos estudos. “Com certeza o Caio brinca, ele tem o momento dele de jogar bola e estar com os amigos, ontem mesmo ele chegou com a mão machucada porque foi jogar vôlei com os amigos. Ele tem os momentos dele, mas seguindo regras. Mas muito vem da própria dedicação e comprometimento.”, completa.

Rotina

Caio divide seus dias entre curso de inglês, estudos regulares na parte da tarde e as aulas, à noite, de olimpíada de conhecimentos. Antes da pandemia ,o estudante também praticava natação. Sábados e domingos, quando há simulados na escola, ele participa e, se precisar, estuda mais. Nas horas de lazer, Caio também gosta de assistir desenhos e passear. Segundo a mãe, é uma rotina tranquila, no qual o diferencial é o comprometimento e responsabilidade de Caio.

Para Caio, a família, religião e professores foram essenciais. “Santa Rita me ajudou bastante nas provas, e meus pais que sempre tiveram comigo e me motivaram. Além de estudar bastante, os professores e o colégio foram essenciais”, afirma, ao LeiaJá. Para ele, estudar sempre foi por prazer. “Eu sempre gostei bastante de estudar, fazer concurso, olimpíadas para ter novas experiências”, completa.

Gabaritando com Caio

O Caio também possui um canal no YouTube, intitulado “Gabaritando Com Caio Temponi”. No projeto, ele ensina outros estudantes sobre temas que estuda.

COMENTÁRIOS dos leitores