Festividade no Recife celebra centenário de Paulo Freire

O patrono da educação brasileira será homenageado com maracatus, cordelistas religiosos e outras expressões musicais e culturais

por Rachel Andrade qua, 15/09/2021 - 16:55
Instituto Paulo Freire Paulo Freire desenvolveu a pedagogia crítica Instituto Paulo Freire

O Armazém do Campo, espaço organizado pelo Movimento Sem Terra (MST), promoverá no domingo (19) um evento em comemoração ao centenário de Paulo Freire, celebrado na mesma data. O patrono da educação brasileira será homenageado com maracatus, cordelistas religiosos e outras expressões musicais e culturais.

O ato busca enfatizar e enaltecer a cultura e educação popular, desenvolvidos por Freire na década de 60 na capital pernambucana. De acordo com o manifesto de divulgação do evento, os protocolos de proteção contra o coronavírus serão seguidos durante as atividades.

“Milhares de manifestações serão realizadas no mundo todo, como forma de celebrar a sua memória e defender o seu legado. Apesar das limitações impostas pela pandemia e seus devidos e necessários cuidados, iremos organizar formas para celebrar, comemorar e festejar, bem como, alimentar e renovar o nosso compromisso em defesa de suas ideias e práticas em defesa da democracia", diz a nota.

A concentração do evento será no Armazém do Campo/MST, localizado na Avenida Martins de Barros, 387, no bairro Santo Antônio, no Recife; o cortejo seguirá até o Marco Zero da cidade, na Avenida Alfredo Lisboa, com uma ciranda de roda. Mais informações podem ser obtidas no Instagram do evento.

LeiaJá também

--> Ouça: LeiaJá publica documentário 'Paulo Freire: o legado'

COMENTÁRIOS dos leitores