Fundaj promove debate sobre primeira infância na pandemia

O evento será transmitido de forma virtual o dia 27 de outubro

por Rachel Andrade ter, 26/10/2021 - 15:00
Divulgação Prédio da Fundaj, localizado no Recife Divulgação

Os efeitos da pandemia do novo coronavírus podem ser observados em diversos aspectos da sociedade. Um deles é o desenvolvimento cognitivo de crianças nos primeiros anos de vida, fase conhecida pelos especialistas como primeira infância, que vai dos 0 aos 6 anos de idade. A respeito do tema, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) promove, na próxima quarta-feira (27) às 10h, o debate virtual “Pandemia e Primeira Infância: Prioridades no Brasil”, pelo canal da instituição no YouTube.

A palestra será realizada pelo professor Naercio Menezes Filho, Titular da Cátedra Ruth Cardoso no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), e terá a mediação da pesquisadora Isabel Raposo. O tema ainda será debatido pelo diretor de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundaj, Luís Henrique Romani, e por Tatiane Almeida de Menezes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Durante o evento, o professor busca abordar a temática relacionando o nível socioeconômico e de saúde das crianças de diferentes camadas sociais com os possíveis problemas gerados, a curto e longo prazo, em suas vidas, devido à pandemia. "Esse tema é muito importante, pois a pandemia está afetando a todos, mas particularmente as crianças, que estão na fase de maior desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. Problemas que afetam o desenvolvimento das crianças terão efeito durante toda a sua vida, afetando sua capacidade de aprendizado, trabalho e também a produtividade do país", destacou o pesquisador, segundo informações enviadas pela assessoria de imprensa.

Para Isabel Raposo, o tema é importante para compreender as diferentes realidades enfrentadas devido à crise sanitária. "Sabemos que toda a sociedade está sendo duramente afetada por esse problema, mas os pobres e as crianças são as populações que mais estão sofrendo. Adversidades na infância geram dificuldades de aprendizagem que se acumulam ao longo da vida", ela observa.

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