Mediação gratuita é oferecida para pequenos negócios

Online, donos de negócios poderão resolver causas que envolvam até R$ 20 mil

por Jennifer Buarque sex, 17/12/2021 - 13:48

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), está realizando uma campanha de mediação para donos de micro e pequenos negócios até 31 de janeiro. A campanha é gratuita, online e pegará causas de até R$ 20 mil. Para participar, o empresário deve se cadastrar por meio do site da CACB.

Na inscrição, deve ser descrito o problema, uma solução, os dados cadastrais corretamente do solicitante e contatos da outra parte. Na sequência, a outra parte envolvida é convidada para participar da medicação. Uma vez o convite aceito, todo o processo é realizado de forma o online, segura e confidencial, na área do cliente, onde é possível também acompanhar o andamento do caso. Caso ambas a partes cheguem num acordo, um documento é assinado evitando que o caso seja judicializado.

Lilian Toledo, analista de Políticas Públicas do Sebrae, aponta as vantagens de aderir à mediação: “Economia de tempo e dinheiro, rapidez na solução dos conflitos, as duas partes têm o poder de decidir qual o melhor acordo, ainda são orientadas por profissionais capacitados, podendo contar com a imparcialidade do mediador e total sigilo e preservação da empresa”, destacou, segundo informações da agência Sebrae de Notícias.

Segundo a analista, mediar conflitos não é uma prática adotada pelos brasileiros, muitas vezes pela falta de informação: “Com a pandemia e as respectivas medidas de combate ao avanço da Covid, como fechamento dos comércios, por exemplo, há uma tendência de aumento dos problemas envolvendo os mais diversos assuntos, como aluguéis, empréstimos bancários, fornecedores e clientes. A mediação serve para resolver essas e muitas outras controvérsias, e prevenir que cheguem ao Judiciário. Infelizmente, muitas pessoas desconhecem essa facilidade e acabam recorrendo aos processos judiciais”, afirmou.

COMENTÁRIOS dos leitores