Simpere pede parecer a conselho sobre casos de SRAG

Algumas escolas de Pernambuco suspenderam as aulas por devido aos altos casos de Síndrome Respiratória en crianças

por Elaine Guimarães qui, 26/05/2022 - 16:37
Freepik Atualmente, cerca de 228 crianças, na faixa etária entre zero e cinco anos, aguardam leitos em UTIs de hospitais públicos Freepik

O Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere) solicita, por meio de ofício, um parecer ao Conselho Municipal de Saúde sobre os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças no estado de Pernambuco. Atualmente, cerca de 228 crianças, na faixa etária entre zero e cinco anos, aguardam leitos em UTIs de hospitais públicos.

A maioria nessa fila de espera é devido à SRAG. Nesse contexto, algumas escolas da modalidade da educação infantil estão suspendendo as aulas. O que, até o momento, não é o caso das instituições municipais da capital pernambucana, de acordo com o Simpere. 

"A escola, por ser um ambiente coletivo, é um ambiente em que dissemina muito esse tipo de doença. Os alunos têm contato um com o outro, mesmo de máscara. Então, eu pessoalmente, na última terça-feira, levei o ofício para o Conselho Municipal de Saúde e nele, estamos pedindo um parecer sobre essa questão da Síndrome Respiratória no Recife", explica à reportagem Socorro Assunção, Coordenadora da organização sindical. 

A solicitação ainda não foi respondida pelo conselho.

Aulas suspensas

Na última terça-feira (24), a prefeitura de Serra Talhada, Sertão de Pernambuco, informou, por meio das redes sociais, a suspensão temporária das atividades presenciais na educação infantil do município. A medida, de acordo com o comunicado, tem duração de duas semanas.

Outra cidade que optou pela interrupção das aulas, a partir desta quinta-feira (26) até 10 de junho, é Alagoinha, no Agreste pernambucano. A gestão municipal alega que a suspensão das atividades nas instituições da educação infantil tem relação com o aumento de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave em Pernambuco.

COMENTÁRIOS dos leitores