Professores destacam importância da universidade aberta

Para docentes e coordenadores de escolas públicas e privadas que participam do Mostra Campus, evento de orientação vocacional da UNAMA - Universidade da Amazônia, iniciativa abre portas para a academia

qua, 31/08/2022 - 18:21

Professores das escolas públicas e privadas que participaram do primeiro dia do Mostra Campus destacaram a importância da iniciativa da UNAMA - Universidade da Amazônia. Durante três dias, de 31 de agosto a 2 de setembro, a instituição acadêmica abre as portas para visitação de alunos e professores das instituições de ensino médio do Pará, com o intuito de apresentar como funciona a educação superior. 

No campus Alcindo Cacela, em Belém, os alunos têm a oportunidade de conhecer cursos e laboratórios da UNAMA para encaminhar a graduação e se preparar para a vida profissional. 

Para o professor Robson Passarinho, da escola estadual Ulysses Guimarães, a experiência é sempre positiva. "Só o fato de o aluno sair da rotina da sala de aula, adentrar um ambiente novo e saber que existe a possibilidade de ingressar em um curso superior é muito gratificante”, disse Robson.

O professor ressalta também que só com a educação é possível mudar a realidade do aluno, em um contexto geral. “O aluno pode refletir sobre o meio em que vive, e ver que há a possibilidade de ingressar em faculdades particulares através de programas como o Prouni”, relata Robson.

Assim como os professores, os coordenadores das escolas também participaram do evento. Coordenadora do Centro de Serviços Educacionais do Pará (CESEP), Michele Melo falou sobre as possibilidades acadêmicas que podem ser apresentadas aos alunos. “É um evento maravilhoso, principalmente pra gente que trabalha com ensino médio, onde os alunos frequentemente têm dúvidas sobre o ensino superior e fazem perguntas sobre o assunto. Então, quando a instituição promove um evento aberto aos pais dos alunos, aos alunos e professores, a gente consegue criar uma conexão entre as instituições”, disse.

A psicóloga Jéssica Alves, da escola particular Iketani e Libonati, comentou sobre a experiência de estar em um evento como esse e que benefícios podem ser absorvidos pelos alunos. “Essa experiência é incrível e nostálgica, porque eu sou ex-aluna do curso de Psicologia da UNAMA. Tem sido bacana voltar com os alunos e reviver a minha trajetória, esclarecer sobre os benefícios e as opções de cursos que a universidade pode fornecer. São várias opções a serem analisadas”, afirmou Jéssica.

Por Álvaro Davi e Igor Oliveira (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

COMENTÁRIOS dos leitores