Mostra Campus UNG recebe alunos do Ensino Médio na quarta

Feira universitária na cidade de Guarulhos apresenta cursos de ensino superior a jovens da região

por qua, 05/10/2022 - 19:06
Divulgação/UNG Alunos na Mostra Campus UNG Divulgação/UNG

Entre os dias 5 e 6 de outubro, das 8h às 22h, estudantes do Ensino Médio de todo o município de Guarulhos podem conferir uma feira dos cursos apresentados pela  Universidade Guarulhos (UNG), conversando com professores e universitários de diversas áreas. É o Mostra Campus 2022. 

O aluno de Ciências da Computação, João Victor veio ao evento há cerca de dois anos e hoje é um dos monitores auxiliando na organização do projeto. “Me lembro quando eu estava no segundo ano do Ensino Médio, fiz um tour pela faculdade. Visitei uma sala sobre tecnologia. Gostei, fui pesquisando e até que eu gostei do curso, aí foi onde ingressei. [...] Eu procurei primeiro, valores, e aqui foi onde eu me estabilizei”, diz o estudante do 1° semestre. 

 A Mostra Campus é uma oportunidade de aprendizado para os jovens e adolescentes aprenderem mais sobre a profissão que desejam exercer e em quais áreas podem atuar, como explica a professora de Administração e Ciências Contábeis da UNG, Camila Padula.

“Os cursos de Administração e os cursos de gestão servem tanto para quem quer trabalhar numa organização/empresa ou ser empreendedor e ter seu próprio negócio. [...] É uma área bem dinâmica, que tem várias vagas. A busca no mercado por essas pessoas formadas nela é grande, existe uma demanda. [...] Quando o aluno se matricula, a própria universidade oferece vagas para esses alunos e eles ingressam rapidamente no mercado de trabalho”, diz a docente que também leciona Recursos Humanos, Logística, Gestão de Qualidade e Comercial.  Já em Radiologia, a professora Vera Regina apreswnta aos visitantes a lista a disciplinas ensinadas.

“No curso de Radiologia, os alunos têm contato com diversos exames das áreas de imagem, como mamografia, densitometria óssea, tomografia, ressonância magnética, introdução a ultrassonografia e exames de radiologia convencional e em contraste. Além da realização dos exames, eles também aprendem sobre o preparo dos pacientes em relação às imagens. [...] Quando o médico tem um bom exame de imagem, ele consegue fornecer um bom diagnóstico ao paciente, para ele se tratar de forma adequada”, esclarece a docente. 

Ariane Carvalho dos Santos está no 8° semestre de Engenharia Civil e também é uma das monitoras auxiliares na Mostra Campus “Tá sendo uma experiência muito importante para falar mais sobre o curso e até aprender mais. A gente tá mostrando parte de concreto, resistência, um pouquinho de topografia e EPIs de segurança na obra”, diz a estudante. 

 Na Educação Física, a proposta é mostrar algumas da vivência que o curso oferece, por exemplo: basquete de cadeira de rodas, supino para fazer musculação, pesos soltos, bolas para pilates, testes de avaliação física e flexibilidade, entre outros. “A ideia é que os alunos de Ensino Médio das escolas venham e tenham a oportunidade de vivenciar, não só de olhar, mas de experimentar os materiais que nós da atividade física utilizamos", descreve o coordenador do curso de Educação Física da UNG, Vinicius Hirota. 

 Outras experiências práticas são da área da Comunicação. A sala começa em um tapete vermelho que remete a uma premiação de cinema. No núcleo da fotografia, os alunos podem utilizar uma câmera para fotografar ou serem fotografados. Em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, há um estúdio de gravação de podcast; e outro de TV, com aplicação ao vivo em Chroma Key, onde a pessoa consegue se ver em um cenário virtual. Também há uma ativação com óculos de realidade virtual, em que os alunos podem escanear um QR Code e visualizar uma campanha feita para o ambiente digital.  Além disso, os estudantes de Design realizam caricaturas e ilustrações do público, como esclarece o coordenador dos cursos de Comunicação Social da UNG, Alex Francisco. 

Serviço - Mostra Campus  Data: 5 e 6 de outubro Horário: 8h às 22h Local: Universidade Guarulhos (UNG) - Campus Centro  Endereço: Rua Soldado Brasílio Pinto de Almeida, número 88 - Vila Almeida, Guarulhos/SP

COMENTÁRIOS dos leitores