Sebrae comemora Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa

Ao longo desta quarta-feira, são realizadas atividades para vendas on-line e oficinas para quem deseja iniciar no mundo do microempreendedorismo.

por Joice Silva qua, 05/10/2022 - 14:03
João Velozo/LeiaJá Imagens Sebrae comemora Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa João Velozo/LeiaJá Imagens

Para comemorar o dia das Micro e pequenas empresas, nesta quarta-feira (5), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Pernambuco realiza várias atividades promovidas para áreas de vendas on-line e oficinas para quem deseja iniciar no mundo do micro empreendedorismo.



Além das oficinas, o Sebrae/PE está disponibilizando o espaço para três expositores de negócios e para diversos tipos de atendimento. Os visitantes vão poder receber orientações de instituições de crédito, de consultores de estratégias digitais, consultores de organização e planejamento, e ainda sobre registro de marca.

No último mês de agosto, Pernambuco ocupou a 17ª posição no ranking dos estados brasileiros, com o total de 5.961 empregos, entre os saldos de empregos gerados pelos pequenos negócios no país. Já na Região Nordeste, o estado apresenta o quinto maior volume de empregos formais, subindo três posições se comparado ao período de janeiro a agosto de 2022.

Esse resultado referente ao mês de agosto foi fortemente influenciado pelos empregos gerados pelas micro e pequenas empresas do setor de Serviços, que alcançaram um total de 2.444 empregos.

Em segundo lugar vem o setor de Construção, com 1.501 empregos, seguido do setor de Comércio, com 969, segundo o levantamento do Sebrae com base em dados do Caged.

Esses dados são reforçados pelo analista do Sebrae PE, Vitor Abreu, que enfatiza a importância de iniciativas como esta para quem deseja se tornar um empreendedor.

“Nosso objetivo é comemorar o dia desse seguimento empresarial que representa mais 30% do PIB brasileiro, que gerou, no primeiro semestre, mais de 70% dos empregos, que responde por mais de 99% de todos os negócios no país, então, a gente pensou em trazer um pouco do que o Sebrae faz, trazendo temáticas que são muito abordadas no dia a dia e são muito necessárias na rotina desses pequenos negócios”, afirmou.

A consultora de negócios digitais do Sebrae, Andréa Moraes, trouxe para a oficina "Aquecendo os Negócios no Mundo Digital", ferramentas que ensinam como prender a atenção dos internautas ao vender produtos usando a internet. Segundo ela, o foco é ter notoriedade no mundo digital para se ter sucesso nele.

“Nossa oficina está trazendo a questão da presença digital para você ser notado nela, até porque todos querem entrar nesse mundo digital, mas precisa ser notado, então trouxemos aqui atividades práticas para que os participantes aprendam ferramentas que detenham a atenção do público para o produto oferecido através das redes sociais”, pontuou.

Segundo a consultora de moda Priscila Cavalcanti, que monta looks personalizados para seus clientes, a oficina lhe ajudou a melhorar sua interação com seu público-alvo. “Meu objetivo nessa oficina é que eu aprenda a como interagir mais com meus clientes, como apresentar mais os meus produtos, que são questões muito importantes”, disse.

Uma das atividades do evento também foi a presença de microempreendedores demonstrando e oferecendo seus produtos. Foi caso do dono da empresa Doces Vovó Ci, Gilberto Albuquerque, que fabrica doces caseiros, sem conservantes.

“Nós estamos no mercado há dois anos, estamos trazendo um produto que ficou escasso, devido a industrialização em massa que ocorreu, principalmente nesse ramo de produto. O Sebrae nos ajudou a profissionalizar mais o nosso produto, e aqui aprendemos a como dar mais visibilidade a ele”, afirmou.

COMENTÁRIOS dos leitores