Enem: Precisa usar máscara em escolas e universidades?

O estado de Pernambuco registrou aumento de casos da doença

por Elaine Guimarães ter, 08/11/2022 - 17:38
Pixabay Jovem usando máscara descartável Pixabay

No próximo domingo (13), os incritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 realizarão as primeiras provas. Nas últimas semanas, o Brasil registrou o aumento de casos da Covid-19, devido à chegada de novas subvariantes da Ômicron. Em Pernambuco, o item deixou de ser obrigatório em espaços abertos e fechados, exceto unidades de saúde. 

Ao LeiaJá, as assessorias da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Secretaria de Educação e Esportes (SEE) salientam que as orientações permanecem as mesmas do decreto, de 19 de abril, que revogou o uso da máscara, e, por ora, a obrigatoriedade é destinada apenas para unidades de saúde. 

Na última segunda-feira (7), o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) divulgou um comunicado, através dos canais oficiais da instituição de ensino, recomendando o uso do equipamento de proteção individual nos ambientes internos. "A Direção-Geral do IFPE Campus Recife recomenda, a partir desta segunda-feira (7), a volta do uso de máscaras de proteção em ambientes internos, como salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório e outros espaços que possam aglomerar pessoas e ocasionar risco de contaminação", recomenda.

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Por meio de nota, a UFRPE, assim como o IFPE, voltou a recomendar a utilização da máscara para prevenção contra a Covid-19 nos ambientes interno e externos. "De caráter facultativo, a recomendação tem o intuito de proteger a comunidade universitária de possíveis trasmissões do Coronavírus", salienta a universidade no comunicado divulgado nesta terça-feira (8). 

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Através da assessoria, a UFPE reforça que a recomendação do uso do equipamento não deixou de existir, mesmo com a flexibilização, logo, não há alteração no posicionamento da universidade, que se encontra em período de férias. 

Universidade de Pernambuco (UPE) 

Ao LeiaJá, a comunicação da UPE ressalta que segue os protocolos vigentes do estado de Pernambuco. 

Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

A Unicap, durante os dois dia de aplicação do Enem, recebe um quantitativo expressivo de candidatos. Por meio de nota, lançada nas redes sociais e enviada à reportagem, a universidade reforça a "importância de se manter os cuidados, além de estar com a vacinação em dia". No comunicado, a instituição fala sobre realizar testes em caso de sintomas da doença e o não compartilhamento de objetos. No entanto, não menciona qualquer recomendação de utilização da máscara no ambiente acadêmico. 

Centro Universitário Brasileiro (Unibra)

No Recife, a Unibra é o maior local de aplicação do exame. O LeiaJá entrou em contato com a instituição, mas a resposta sobre o uso de máscara no local só será enviada em um prazo, segundo o protocolo institucional, de dois a três dias.

O que diz o Inep

A assessoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) salienta que os participantes devem seguir as orientações do edital do Enem 2022. No documento, aponta-se que o o uso da máscara é obrigatório em "Estados ou municípios onde o uso do item em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar".

COMENTÁRIOS dos leitores