Saiba o que fazer enquanto espera o resultado do Enem 2022

LeiaJá convidou duas psicopedagogas para falar sobre o tema

por Ayanne Lima qua, 14/12/2022 - 19:50
Ayanne Lima/LeiaJá imagens Prova do Enem 2022 Ayanne Lima/LeiaJá imagens

Após o fim do período de realização das provas, os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seguem para a próxima etapa: a espera pelo resultado, que será divulgado no dia 13 de fevereiro de 2023.

Durante os próximos meses, os estudantes têm a oportunidade explorar novas ocupações enquanto desaceleram o ritmo, antes de pleitear uma vaga em uma instituição de ensino. Para falar sobre o tema, o LeiaJá conversou com as psicopedagogas Bety Coutinho e Ana Paula Barros.

No primeiro momento, a Bety incentiva os estudantes a viver momentos dos quais eles abriram mão durante o período de preparação para o Enem. A profissional afirma que o tempo após as avaliações deve ser dedicado ao descanso e à prática de atividades prazerosas, como uma boa leitura, boa alimentação, exercícios e atividades físicas.

A psicopedagoga ainda destaca a importância do preparo físico e mental para os resultados obtidos, sejam positivos ou negativos. Caso a meta desejada não seja alcançada, os estudantes devem utilizar como base para as próximas avaliações e focar na área com o menor desempenho. Além disso, Bety orienta a descobrir o estilo de aprendizagem ideal para ser utilizado e encontrar a melhor forma de estudar para que os conteúdos sejam bem fixados.

Já Ana Paula enfatiza a relevância de um acompanhamento familiar tranquilo e saudável. De acordo com ela, a ansiedade é um sentimento que será ativado com o processo de espera, e acompanha expetativas, planos, e projetos dos estudantes. A maneira como os familiares lidam tem impacto direto no modo como esses jovens também irão lidar.

“Existem cursos onde há uma expectativa, um medo né? Há uma concorrência maior, mas aí dependendo da família eles também vem com esse processo de maior aceitação, de entendimento de que são degraus para alcançar os objetivos”, declara.

COMENTÁRIOS dos leitores