Sesi Paulista realiza torneio de robótica

31 equipes de escolas públicas e particulares de Pernambuco e de Alagoas participam neste sábado, 4, e domingo, 5, da fase regional Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League

por Joice Silva qui, 02/02/2023 - 10:57
Divulgação Torneio de robótica do Sesi Divulgação

Estudantes de 9 a 16 anos de escolas públicas e privadas vão colocar a criatividade para funcionar, neste final de semana, e pensar o futuro da energia, desenvolvendo projetos ligados ao tema. O desafio será realizado nestes sábado (4) e domingo (5), no Serviço Social da Indústria (Sesi) Paulista, durante a etapa regional do Torneio Sesi de Robótica FIRST LEGO League (FLL) Challenge, que traz a temporada SUPER POWERED e desafiará os jovens a encontrarem novas maneiras de gerar energia. Ao todo, 31 equipes participam da competição e as mais bem avaliadas serão classificadas para a fase nacional, que acontece em Brasília, entre 15 e 18 de março deste ano.

De Pernambuco, participam da fase regional 29 escolas, sendo 12 unidades do SESI-PE (Caruaru, Escada, Cabo de Santo Agostinho, Ibura, Paulista, Camaragibe, Araripina, Goiana, Moreno, Petrolina, Vasco da Gama, Belo Jardim) e 17 escolas particulares ou públicas (estaduais e municipais). Os outros 2 times são do estado de Alagoas. Os jovens são liderados por dois técnicos e constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

As equipes serão avaliadas em quatro categorias: desempenho do robô, inovação, design do robô e core values, que são os valores fundamentais da competição, baseados na revelação, integração, interação e valorização do trabalho em equipe. A dinâmica dos dois dias de torneio funcionará desta forma: enquanto algumas equipes apresentam os projetos em sala aos juízes para avaliar os core values, o design do robô e o projeto de inovação, outras estarão competindo na arena. No desafio da arena, cada equipe participa de três rounds oficiais e a melhor pontuação das três é somada à pontuação das outras áreas avaliadas.

Superintendente do SESI-PE, Cláudia Cartaxo destaca que a FLL Challenge é muito além de uma competição. “A Robótica tem o poder de alavancar o jovem para o seu próprio protagonismo. Quem participa do Torneio SESI consegue desenvolver habilidades, além de impulsionar os conhecimentos em diversas disciplinas”, avalia, destacando a importância do tema, uma vez que crianças e adolescentes vão conseguir explorar as fontes de energia, pensando em maneiras de inovar na forma de distribuir e armazenar.

SERVIÇO

Etapa Regional do Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League

Data: 4 e 5 de fevereiro, a partir das 9h

Local: SESI Paulista - Rua São Pedro, 2800 – Arthur Lundgren I, Paulista/PE

COMENTÁRIOS dos leitores