Censo Escolar 2022: PE ganha destaque por turno integral

De acordo com os dados apresentados, em 2022 foram contabilizadas 47,7 milhões de matrículas nas 178,3 mil escolas de educação básica no Brasil, cerca de 714 mil matrículas a mais em comparação com o ano de 2021

qua, 08/02/2023 - 13:58
Reprodução/Instagram Inep apresenta Censo Escolar 2022 Reprodução/Instagram

O MEC realizou, nesta quarta-feira (8), uma coletiva de imprensa para apresentar os dados do Censo Escolar 2022. Os números foram apresentados pelo diretor de estatísticas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Carlos Moreno, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana.

O Censo escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. Coordenada pelo Inep, com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e escolas públicas e privadas, a pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional.

Educação Básica

De acordo com os dados apresentados, em 2022 foram contabilizadas 47,7 milhões de matrículas nas 178,3 mil escolas de educação básica no Brasil, cerca de 714 mil matrículas a mais em comparação com o ano de 2021, o que corresponde a um aumento de 1,5% no período. Em 2021 e 2022, as escolas privadas expandiram seu número de alunos em cerca de 10,6%, que demonstra um crescimento significativo nesse período pós pandemia.

O Censo também mostrou que 92,2% da população de 15 a 17 anos frequentam a escola, isso resulta em 7,9 milhões de matrículas no Ensino Médio em 2022, um aumento de 1,2% de comparado com o ano de 2019.

O estudo também aponta a contabilização de 2,3 milhões de professores e 162.847 mil diretores atuando nas escolas de educação básica do Brasil. 80,7% dos diretores escolares são do mulheres e 90% têm curso de formação superior.

Uma das dificuldades apontadas por Moreno foi a formação dos professores. Segundo ele, os dados apontaram que grande parte dos professores que atuam em determinadas disciplinas, não tem formação específica no assunto que leciona.

“Analisando os dados com maior profundidade, a gente identifica que, grande parte dos professores, sobretudo nos anos finais, é o professor formado em Pedagogia, é o pedagogo atuando ali nas disciplinas de física, química, que não teve aquela formação inicial", disse.

Pernambuco

Durante a coletiva, Pernambuco ganhou destaque pelo número de alunos do Ensino Médio que frequentam a escola em tempo integral. Segundo os números apresentados, mais de 62% dos alunos dos jovens estudantes pernambucanos estão na escola em tempo integral.

“Nós temos hoje na rede pública mais de 20% dos estudantes de ensino médio em tempo integral, esse é um ponto muito positivo revelado por essas estatísticas, o aumento foi muito forte entre 2021 e 2022, e eu não posso deixar de mencionar o Estado de Pernambuco, com mais de 62% dos estudantes de ensino médio frequentando a escola em tempo integral. Isso é um avanço importante que precisa ser destacado”, afirmou.

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