Convocação do concurso da SEE é prioridade, diz Leitão

Senadora afirma que seguirá acompanhando o processo junto com a secretária de Educação de Pernambuco

por Mariana Ramos sex, 03/03/2023 - 15:28
Júlio Gomes/LeiaJá Imagens Senadora Teresa Leitão em posse da presidenta da Fundaj Júlio Gomes/LeiaJá Imagens

A senadora de Pernambuco, Teresa Leitão, esteve presente nesta sexta-feira (3) na posse da nova presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a educadora Márcia Ângela Aguiar. Em conversa exclusiva ao Leia Já, Teresa Leitão comentou sobre o calendário de convocação dos aprovados no concurso da SEE.

“Desde a minha primeira reunião com a secretária de Educação, eu coloquei essa pauta como uma pauta prioritária, né? Haja vista a necessidade. Tem vagas, de fato. Tem até mais vagas do que o concurso apurou, e havia essa expectativa por parte de todos os aprovados, uma vez que o concurso vinha sido homologado, ainda no governo passado”, declara a parlamentar.

A petista explicou que houve a garantia da secretária de Educação de que a convocação aconteceria ainda neste semestre. Segundo a senadora, estava faltando fechar apenas o mapeamento das necessidades.

Mesmo ao resolver toda a convocação dos aprovados, Teresa afirma que irá continuar acompanhando o caso, em especial pela demanda do cadastro reserva, quando o concursado não assume sua vaga.

“Então, há necessidade, mas é questão também de organização do próprio edital do concurso. Só pode chamar alguém do cadastro de reserva, depois chamar todos os aprovados. Não é que o cadastro de reserva não tenha sido aprovado, mas ele está fora das vagas, né?”, diz a legisladora.

Teresa Leitão citou, também, sobre a possibilidade do governo ampliar as vagas se houver uma necessidade e apoio legislativo: “Já há jurisprudência sobre isso, não há nenhum problema, mas primeiro vamos cuidar dos três mil e poucos aprovados para as vagas iniciais, depois disso é a vez do cadastro de reserva. Então, a luta da educação não para, a luta continua”, finaliza.

*com informações de Elaine Guimarães

COMENTÁRIOS dos leitores