'Professores recebem acima do piso nacional', diz Campos

Durante coletiva de imprensa que anunciou concurso com mil vagas para professores, o prefeito do Recife, João Campos, afirmou que a prefeitura paga 'acima do piso nacional do magistério'.

seg, 27/03/2023 - 14:46
João Velozo/LeiaJáImagens Prefeito do Recife, João Campos João Velozo/LeiaJáImagens

Às vésperas de uma possível deflagração de greve por parte dos professores da Rede Municipal de Ensino do Recife, a Prefeitura do Recife (PCR) anunciou a abertura de um concurso com 1000 vagas para novos docentes que integrarão a rede. Durante a coletiva de imprensa onde divulgou o novo certame, o prefeito João Campos (PSB) foi questionado sobre o reajuste salarial pedido pela categoria, de 14,95%, aprovado nacionalmente.

Em resposta, o chefe do Executivo municipal respondeu: “O município do Recife paga o piso nacional dos professores, nenhum professor da nossa rede ganha abaixo do piso nacional do magistério, repito, todos os professores do município do Recife recebem acima do piso nacional do magistério. Eu respeito todas as categorias, entidades de classe, sindicatos, na luta democrática é essencial você ter o direito de se manifestar, reivindicar, mas eu estou aqui para fazer o que a gente julga que é importante para o município. Se não tivéssemos um município numa situação de equilíbrio, jamais poderíamos abrir um concurso com mil vagas de professores”, disse.

Desde o dia 8 de março, professores ligados ao Sindicato dos Professores da Rede Municipal do Recife (Simpere) decretaram estado de greve. A categoria exige que a gestão do prefeito João Campos pague o novo piso salarial da carreira, cujo reajuste previsto por lei é de 14,95%, e vale ainda ressaltar que última proposta da Prefeitura, rejeitada pelos profissionais, foi de pouco mais de 6%.

COMENTÁRIOS dos leitores