Veja como ditaduras latino-americanas podem cair no Enem

Os países da América Latina que sofreram e sofrem com governos ditatoriais certamente é temas de estudo para quem está se preparando para o Enem

por Joice Silva sex, 31/03/2023 - 13:13
Creative Commons Fidel Castro e Augusto Pinochet Creative Commons

O dia 31 de março é o dia marcado pelo início da Ditadura Militar no Brasil com a deposição do então presidente da República, João Goulart, que teve o governo interrompido para que os militares assumissem o Poder. O País compõe a lista de da América Latina que sofreram e sofrem com governos ditatoriais, e isso, com certeza, é um dos temas que quem está se preparando para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ficar atento.

No século 20, uma série de ditaduras, sobretudo militares, desenvolveram-se na América Latina. Diferentes países do Caribe, América Central e América do Sul tiveram experiências ditatoriais marcadas pelo terrorismo de Estado, quando o próprio Estado promove ações de terrorismo contra a sociedade.

Esses regimes ditadores foram fortemente influenciados pelos Estados Unidos (EUA), que, segundo historiadores, encontraram nesse caminho uma forma de manter o continente americano sob a sua influência e evitar que o socialismo cubano se repetisse em outros locais. Um dos primeiros golpes a serem apoiados pelos norte-americanos foi o que aconteceu no Brasil, em 1964. É o que explica o professor e historiador, Pedro Botelho.

“Na década de 1950, o governo americano apoiou um regime de tendências nazifascistas dentro da Bolívia, que não conseguiu chegar ao poder de maneira extensa, mas sabemos que a operação Brother Sam foi uma operação que visava monitorar as autoridades de esquerda inclusive o presidente João Goulart que foi deposto pelos militares brasileiros que receberam apoio, inclusive, do próprio exército americano”, disse.

Segundo ele, os regimes ditadores vistos no continente latino-americano passa pelo evento da Guerra Fria, conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. Botelho ressalta a preocupação americana em impedir a ascensão de governos de esquerda.

“Quando falamos sobre as ditaduras latino-americanas, em contexto geral, também falamos da Guerra Fria. Quando falamos da ditadura de Pinochet, no Chile, da ditadura argentina, da ditadura brasileira, podemos nos conectar ao contexto da Guerra Fria com o mundo dividido em bloco capitalista e bloco socialista, de um lado Estados Unidos e do outro União Soviética. Sambemos que após a Revolução Cubana, em 1959, quando a ilha se torna um regime socialista bem do lado dos Estados Unidos, isso acende um alerta que fez o EUA começar a mexer peças no jogo político da América para impedir esse avanço de governos de esquerda”, explicou.

Diante de tudo isso, o professor dá dicas de como estudar sobre o assunto e estar preparado para responder as questões desse tema que forem apresentadas no Enem.

“O que geralmente cai é, primeiro, o aparelho de repressão, tortura, desaparecimento de pessoas, isso normalmente é pedido que o aluno reconheça através de textos e imagens fazendo uma ligação com a Guerra Fria, e também pode se falar da resistência cultural e política que também foram sistemáticas nesses países, pois onde teve ditatura também teve mecanismos de resistência, então, o aluno precisa ficar ligado nesses aspectos”, apontou.

COMENTÁRIOS dos leitores