Denúncia: sem merenda, alunos são liberados no Recife

De acordo com denúncia feita pelas redes sociais, alunos da Escola Alberto Torres foram liberados mais cedo por falta de merenda na hora do almoço. Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco nega.

por Joice Silva ter, 04/04/2023 - 13:21
Divulgação Irmão de estudante revelou que escola não tinha merenda para o almoço Divulgação

Mais uma denúncia por falta de merenda escolar assombra o governo de Raquel Lyra. Na Escola de Referência Alberto Torres, de ensino em tempo integral, no bairro de Tejipió, no Recife, os alunos estão sendo liberados mais cedo, no horário do almoço, por falta de alimento, de acordo com o jornalista Itallo Olímpio.

Segundo o comunicador, a situação da falta de merenda voltou a complicar a vida dos estudantes."A falta de merenda vem desde o começo de março, mais ou menos. De lá pra cá a situação melhorou um pouco, mas piorou novamente da última semana pra cá. A única refeição oferecida na escola ontem foi cuscuz com leite, para os estudantes passarem o dia todo, praticamente, na escola", disse.

Nas redes sociais, Itallo cobrou um posicionamento da governadora, Rachel Lyra, e da vice-governadora Priscila Krause. “Mais uma vez venho aqui cobrar da excelentíssima Raquel Lyra. Minha irmã, aluna de escola estadual, foi liberada cedo hoje por falta de almoço (ela estuda integral). Aulas de amanhã estão suspensas porque não tem comida. Mais uma vez, como já perguntei antes: o que você está fazendo sobre isso?”, questionou.

A publicação de Itallo obteve muitos comentários de pessoas afirmando que a mesma problemática vem acorrendo em suas respectivas escolas. “Meu irmão também está sem aula até segunda (10) por falta de comida na escola semi-integral”, comentou um internauta.

Em nota, a Secretaria classificou como improcedente a informação de que alunos tenham sido liberados mais cedo por falta de alimento na Escola de Referência Alberto Torres. A nota reiterou ainda, que já foram liberadas duas parcelas referentes ao repasse do cartão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para as escolas.

Confira a nota, na íntegra, abaixo:

“A Secretaria de Educação e Esportes (SEE) informa que não procede a informação de que os alunos da Escola de Referência Referência Ensino Médio (EREM) Alberto Torres, no bairro de Tejipió, foram liberados mais cedo pela falta de merenda. Nesta terça-feira (4), a unidade de ensino realizou uma atividade remota pela manhã e à tarde será realizada uma atividade pedagógica em alusão à Páscoa.

Quanto à merenda, a SEE informa que já foram liberadas duas parcelas referentes ao repasse do cartão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para as escolas que estão adimplentes em suas prestações de contas para complemento na compra dos gêneros que se encontram em fase de licitação. Todas as unidades escolares estão recebendo os insumos de acordo com o cronograma de distribuição.

A merenda da EREM Alberto Torres já foi parcialmente regularizada, e até o fim desta terça-feira os complementos chegam na unidade de ensino.”

COMENTÁRIOS dos leitores