Escolas de Pernambuco vão adotar reconhecimento facial

Medida foi anunciada pela secretária de Educação, Ivaneide Dantas

qua, 12/04/2023 - 17:54
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Secretária de Educação, Ivaneide Dantas Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Na última terça-feira (11), durante reunião entre os representantes das secretarias de Educação e Esportes (SEE) e de Defesa Social (SDS) com gestores das Gerências Regionais de Educação do Estado, foi anunciado pela secretária de Educação, Ivaneide Dantas, que o governo de Pernambuco planeja adotar reconhecimento facial como medida de segurança nas escolas estaduais.

“O governo do estado de Pernambuco está criando um plano de segurança nas escolas. Nós teremos ações do tipo: videomonitoramento nas escolas, reforço da patrulha escolar, central de monitoramento de todas as escolas a ser implantada em cada regional, o reconhecimento facial para nas unidades escolares os estudantes e qualquer outra pessoa que entre nessa unidade escolar e acrescentar que isso é uma política preventiva, uma reação a violência iminente”, pontuou Ivaneide.

Apesar do anúncio, a secretária não informou um prazo para que a medida seja introduzida nas escolas de Pernambuco. O recurso de reconhecimento facial não é uma novidade no Estado. O município de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, já adota o modelo desde 2017 na gestão do ex-prefeito Anderson Ferreira (PL).

COMENTÁRIOS dos leitores