Vai pra Cuba! Agência de viagens faz imersão no socialismo

A Estrela Vermelha é a primeira e única agência de viagens socialista do Brasil

por Elaine Guimarães sab, 15/04/2023 - 08:00
Divulgação/Estrela Vermelha Karl Marx Divulgação/Estrela Vermelha

Sem medo dos “fantasmas do comunismo”, o empreendedor e bibliotecário de formação Cauê Araújo e o guia de turismo e historiador Rodrigo Ianhez criaram a Estrela Vermelha, primeira e única agência de viagens socialista do Brasil. Com apenas quatro meses de existência, o empreendimento oferece destinos, em 2023, como Geórgia, Armênia e Alemanha. Para 2024, as rotas previstas são Rússia, ex-Iugoslávia e, a mais esperada, Cuba, para o mês de janeiro.

"No ano passado [2022], a gente ia (sic) para a Rússia. Não deu certo por causa da guerra. Depois, a gente iria para o Irã, mas estourou uma revolta na época. Então, o Ianhez disse que iria viajar para a Geórgia e perguntou se a gente queria ir também. Mudamos a nossa rota, fomos para a Geórgia. Fizemos Geórgia e Armênia com o Ianhez. Como ele é guia, foi uma viagem completamente diferente. Como ele é guia de turismo, jogou a ideia da agência. Passamos uns dias conversando sobre isso e decidimos fazer”, conta em entrevista ao LeiaJá.

Diferente das agências de viagens tradicionais, a Estrela Vermelha, que funciona de forma remota, promove mais do que visitação a ex-repúblicas soviéticas, como aponta Cauê. “Não é só turismo. A gente debate, discute como funciona ou funcionava o comunismo naquele lugar”. Uma outra diferenciação é quantidade de dias nos países e de pessoas que formam o grupo para as viagens. “Geralmente, o tempo da viagem varia entre 14 e 17 dias, mais do que isso se torna cansativo. Além disso, o quantitativo de 15 pessoas por destino é um facilitador para afinar logísticas como hotelaria, van e ter um melhor acompanhamento”.

O socialismo cresce? 

A primeira viagem da Estrela Vermelha está marcada para novembro de 2023. Geórgia e Armênia são os primeiros destinos. Este pacote, que conta com 17 dias, custa €1.549,00. O valor inclui, por exemplo, hospedagem, translado, entrada em oito museus, como o de Stálin de Gori, transporte para os passeios, entre outros. As reservas, não apenas para os lugares citados, mas todas as rotas oferecidas, são feitas por meio do site da agência de turismo

À reportagem, Cauê Araújo frisa que o valor não abarca passagens aéreas. No entanto, os interessados podem comprá-las através de uma empresa parceira. O valor total das viagens, que varia a depender do destino, pode ser pago com uma entrada de 20% e, o restante, dividido em 6x no cartão de crédito, Pix (com desconto de 5%) e boleto bancário. Porém, nessas duas últimas condições de pagamento, as parcelas não podem passar da data de início da viagem.

Por ser um negócio nichado, o público se torna bastante específico, ou seja, de camarada para camarada. Questionado sobre a procura de pessoas com posicionamentos políticos de direita ou liberais pelo serviço da agência, Cauê ressalta que a busca pela Estrela Vermelha por esses grupos vem em forma de críticas apenas. “Com a divulgação da agência em um veículo de comunicação, eu precisei privar o meu perfil no Twitter por alguns dias”, relembra.

Entretanto, para o descontentamento da parte mais conservadora do país, ao que tudo indica e segundo Cauê Araújo, o socialismo cresce. “Hoje, a gente cresce bastante nas redes sociais, os partidos comunistas estão em um momento de reconstrução. Hoje, a gente está em um cenário completamente diferente. Esse momento de reconstrução mostra que ele [socialismo] vem crescendo, mas que falta muito ainda, mas cresce. Há fatores que mostram esse crescimento, mas ainda com parcimônia”.

COMENTÁRIOS dos leitores