Negras apontam racismo na contratação e cargos, diz estudo

O estudo Oldiversity, realizado pelo Grupo Croma, apontou que 79% das trabalhadoras negras afirmam que existe discriminação das empresas brasileiras

por Elaine Guimarães ter, 25/07/2023 - 12:48
Unsplash Mulheres negras Unsplash

Apesar dos avanços e programas de diversidade construídos no meio corporativo, mulheres negras sentem os impactos causados pelo racismo estrutural. De acordo com o estudo Oldiversity, realizado pelo Grupo Croma, que referência em pesquisas sobre diversidade e inclusão, apontou que 79% das trabalhadoras negras afirmam que existe discriminação das empresas brasileiras em contratá-las e 44% afirmam já terem sido vítimas de racismo no trabalho.

Além disso, o levantamento mostra que 89% das mulheres pertencentes à comunidade negra concordam que há mais homens em cargos de liderança nas empresas do Brasil e 76% concordam que conseguem executar os mesmos trabalhos que eles.

Os dados também evidenciam que 86% das entrevistadas dizem que as mulheres estão exercendo funções que antes eram predominantes entre homens, no entanto, quando o assunto é equiparação salarial, 80% das respondentes concordam que no país, os homens ganham mais, mesmo ocupando os mesmos cargos.

COMENTÁRIOS dos leitores