Veja como se destacar para entrar no mercado de trabalho

Com a concorrência cada vez maior, o candidato deve saber se preparar ainda mais

por Mariana Ramos seg, 21/08/2023 - 18:43
Freepik O contratante procura por um currículo mais completo e atraente Freepik

Segundo um estudo feito pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a taxa de desemprego do Brasil é a menor em 10 anos, chegando aos 8% no segundo semestre de 2023. Este dado, para Karina Pelanda, gerente de recrutamento e seleção de recursos humanos na RH NOSSA, pode significar duas coisas: o aumento significativo de vagas pelo Brasil e uma concorrência cada vez mais preparada para alcançar as vagas almejadas.

“Já era esperado, em função do crescimento da economia brasileira de 1,2% no segundo trimestre, principalmente no setor de serviços, que cresceu 1,6%, e industrial, que cresceu 1,3%, que o número do emprego melhorasse. Recentemente o Brasil criou 1.4 milhão de novos empregos formais, e essa boa notícia traz a questão da concorrência mais acirrada”, explica Karina Pelanda.

Mesmo com oportunidades aparecendo, elas podem ser mais difíceis de serem alcançadas pelos profissionais. Por causa do aumento da procura, é preciso que o candidato saiba se preparar bem para poder se destacar entre os vários currículos apresentados.

Em prol destes profissionais, Karina lista alguns pontos simples, porém essenciais para tornar um candidato mais atrativo para o contratante e aumentar suas chances de ser contratado para aquela vaga. Confira as seis dicas principais:

1 - Faça cursos presenciais ou online e coloque-os no currículo.

2 - Busque ficar bem informado sobre o seu setor.

3 - Especialistas ganham mais que generalistas, mas as vagas são mais disputadas.

4 - Faça networking em fóruns e ambientes como o Linkedin

5- Busque recomendações de ex-empregadores

6 - Em um mundo globalizado, um segundo idioma é um grande diferencial. Procure por cursos online ou aplicativos.

“Por mais clichê que seja, as recomendações seguem as mesmas. Ter o currículo atualizado, com todas as experiências mencionadas, cursos de qualquer natureza que podem ser um fator de desempate, precisam estar descritos. O mercado abre vagas, mas as empresas estão mais exigentes. Sim, existem mais vagas de trabalho, mas elas estão pedindo mão de obra mais especializada”, completa a gerente de recrutamento.

COMENTÁRIOS dos leitores